Audi propõe alternativa para a redução do trânsito e da poluição
Quando se fala no futuro da mobilidade, ações e alternativas em relação a meio ambiente, redução de consumo e emissões, a Audi não pensa apenas no veículo como solução. A empresa tem uma visão sistêmica do problema e, portanto, busca soluções além das quatro rodas.
Heinz Hollerweger, diretor de desenvolvimento da empresa na Alemanha, esteve este ano no Brasil para discutir alternativas em relação às soluções que a indústria aponta para o meio ambiente e apresentou o A8 elétrico. Mas destacou que a empresa busca de alternativas além dos veículos para desenvolver a mobilidade sustentável: “Estamos discutindo a relação do carro com a via”. Ele explicou que a empresa prevê uma rede inteligente de carros, pois o conceito de mobilidade não deve estar limitado ao carro.
"Não acreditamos em previsões absolutistas em relação a novas opções de combustíveis", esclareceu Paulo Cesar Kakinoff, presidente da Audi do Brasil. Disse que a empresa investe em busca de respostas para uma sociedade mais limpa, com os carros usando um combustível que seja renovável, como o etanol.
Por isso, explicou a atuação da Audi em outras frentes, além do elétrico, como o A5 movido a Etanol E85, que chega ao Brasil no segundo semestre de 2011, e adiantou que a empresa está investindo também no carro híbrido.
“Temos que reverter a tendência de carros poluentes, disse Heinz Hollerweger. Tornando o carro mais leve, estaremos economizando combustível”.
Mesmo levando em conta o segmento onde atua – o de carros premium, que responde por apenas 6% do mercado – onde supostamente as pessoas não estariam preocupadas com a economia de combustível, a Audi tem uma história de desenvolvimento de carros de alumínio, tecnologia que reduziu 40% do peso sem perder em segurança.
A Audi foi a primeira a construir um carro totalmente de alumínio, em 1993, na Alemanha. Hoje a Audi já tem cinco modelos feitos totalmente de alumínio. O que isso representa para o meio ambiente? A redução de 40% no peso do carro permitiu um grande ganho na relação peso potência, isto é: o carro anda o mesmo com um motor menor, consequentemente polui menos.
Heinz Hollerweger, diretor de desenvolvimento da empresa na Alemanha, esteve este ano no Brasil para discutir alternativas em relação às soluções que a indústria aponta para o meio ambiente e apresentou o A8 elétrico. Mas destacou que a empresa busca de alternativas além dos veículos para desenvolver a mobilidade sustentável: “Estamos discutindo a relação do carro com a via”. Ele explicou que a empresa prevê uma rede inteligente de carros, pois o conceito de mobilidade não deve estar limitado ao carro.
"Não acreditamos em previsões absolutistas em relação a novas opções de combustíveis", esclareceu Paulo Cesar Kakinoff, presidente da Audi do Brasil. Disse que a empresa investe em busca de respostas para uma sociedade mais limpa, com os carros usando um combustível que seja renovável, como o etanol.
Por isso, explicou a atuação da Audi em outras frentes, além do elétrico, como o A5 movido a Etanol E85, que chega ao Brasil no segundo semestre de 2011, e adiantou que a empresa está investindo também no carro híbrido.
“Temos que reverter a tendência de carros poluentes, disse Heinz Hollerweger. Tornando o carro mais leve, estaremos economizando combustível”.
Mesmo levando em conta o segmento onde atua – o de carros premium, que responde por apenas 6% do mercado – onde supostamente as pessoas não estariam preocupadas com a economia de combustível, a Audi tem uma história de desenvolvimento de carros de alumínio, tecnologia que reduziu 40% do peso sem perder em segurança.
A Audi foi a primeira a construir um carro totalmente de alumínio, em 1993, na Alemanha. Hoje a Audi já tem cinco modelos feitos totalmente de alumínio. O que isso representa para o meio ambiente? A redução de 40% no peso do carro permitiu um grande ganho na relação peso potência, isto é: o carro anda o mesmo com um motor menor, consequentemente polui menos.
por Joel Leite (www.webmotors.com.br)
Joel Leite (joelleite@autoinforme.com.br) é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.
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