sábado, 25 de dezembro de 2010

Mercosul cria placa única para veículos

Países vão seguir modelo adotado na União Europeia

Os países que formam o Mercosul (Mercado do Cone Sul) devem seguir o exemplo da União Europeia e adotar uma placa padrão nos veículos licenciados no bloco composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O projeto foi aprovado na XL Cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. O modelo proposto para a nova placa foi apresentado durante a palestra de Antonio Simões, chanceler brasileiro e secretário-geral adjunto para a América do Sul, América Central e Caribe.

Embora o projeto tenha recebido sinal verde, a tendência é que a placa única leve algum tempo para estar nos veículos. O Itamaraty estima que os veículos comerciais devem receber a placa a partir de 2016. Em seguida, será a vez dos caminhões e, depois, dos veículos de transporte público. Os automóveis de passeio podem ser os últimos a aderirem à nova placa.

Com a mudança, o cadastro dos motoristas será integrado entre os quatro países, permitindo, inclusive, que o condutor seja multado por infrações cometidas fora de seu país de origem.

por Vitor Matsubara (Revista Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário