terça-feira, 15 de novembro de 2011

‘Efeito IPI’ derruba emplacamentos de importados em outubro


Anúncio da nova taxa afetou marcas de veículos feitos fora do país

A Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) registrou queda nos emplacamentos de veículos em outubro. No geral, os resultados tiveram baixa de 41,2% em outubro, sendo que apenas duas das 27 filiadas registraram crescimento em seus emplacamentos. Foram 13.264 unidades comercializadas em outubro, ante 22.569 veículos no mês anterior.

O presidente da associação, José Luiz Gandini, atribuiu a queda nos números ao anúncio do aumento de 30% na taxa do IPI cobrada sobre veículos importados.

“Obviamente o consumidor brasileiro se retraiu. No primeiro momento, após anúncio do decreto, houve uma corrida às concessionárias de importadoras. Mas logo no início de outubro o setor sentiu um duro golpe. Embora estejamos satisfeitos com o Supremo Tribunal Federal, ao suspender a aplicabilidade imediata do Decreto 7.567, depois de 45 dias, as nossas associadas não tiveram tempo de se programar”, afirmou Gandini.

Entretanto, o resultado de emplacamentos no período acumulado – entre janeiro e outubro deste ano –, a associação contabiliza mais de 165 mil unidades, volume 98,3% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Com os resultados de outubro e do acumulado, as associadas da Abeiva passaram a responder por 5,03% e 5,92% do mercado interno brasileiro, respectivamente.

A Abeiva afirma que a tendência para os meses de novembro e dezembro é que os emplacamentos retornem à média mensal de 2011. Quando perguntado sobre a restituição do valor extra pago pelos clientes que compraram veículos já com o novo IPI, a associação garantiu que não há motivo para preocupação.

“Todos os associados da Abeiva foram afetados, sem exceção. No entanto, os poucos carros faturados já estavam encomendados e foram faturados com o imposto do mês de outubro. Mesmo que haja qualquer tipo de dificuldade (na restituição dos valores), as marcas vão se comprometer a restituir o imposto e depois brigar pela devolução do valor. Ninguém vai perder clientes por conta disso”, declarou Paulo Sergio Kakinoff, vice-presidente da Abeiva e presidente da Audi do Brasil.

Quanto aos impactos que o novo IPI pode causar nas montadoras a partir de dezembro, a associação preferiu adotar uma postura cautelosa.

“A gente trabalha com as informações oficiais que temos até agora, ou seja, a partir de 15 de dezembro teremos a vigência do novo IPI. Nós sabemos que as marcas que pretendem produzir carros no Brasil possuem tratativas independentes com o governo, e isso já valia antes do novo IPI”, concluiu Kakinoff.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

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