Os proprietários de veículos com direção hidráulica
devem ficar atentos ao prazo para a troca do óleo e à limpeza do
sistema. É recomendado a troca do lubrificante a cada 40 mil quilômetros
rodados. Acima dessa quilometragem pode haver risco de o líquido
envelhecer, causando sérios danos aos componentes presentes no conjunto
de direção. A DHB, empresa especializada na fabricação de componentes
automotivos, enviou ao Portal do Mecânico uma dica técnica explicando os
procedimentos necesários para realizar a limpeza e a troca de óleo do
conjunto. Leia abaixo as informações:
Qual óleo deve ser utilizado?
Pode-se utilizar qualquer óleo hidráulico classe Dexron II. Porém, é preciso ter cuidado para não misturar óleos de diferentes fabricantes.
Como se deve trocar o óleo?
-
Para se efetuar a troca de óleo e a limpeza do sistema, é indicado
substituir o reservatório de óleo dos modelos que não são possíveis de
se efetuar uma limpeza perfeita do elemento filtrante;
- Deixe a mangueira do retorno solta, direcionada à bandeja coletora e estanque o tubo de retorno do reservatório;
-
Enquanto um técnico abastece o reservatório com óleo, outro esterça o
volante de batente a batente com o motor desligado para fazer a sangria
da bomba de direção;
- Depois de feita a sangria, dê a partida no motor e siga esterçando o volante de batente a batente.
Nunca deixe faltar óleo no reservatório
- Após serem consumidos 2,5 litros de óleo, desligue o veículo;
- Reconecte a mangueira de retorno e complete o nível de óleo;
- Execute o teste de rodagem. E, então, verifique se não há vazamento.
A
execução dos passos descritos acima deve ser tomada quando há troca ou
reparação de componentes do sistema hidráulico, como bombas e
mecanismos.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial / DHB Componentes Automotivos / Redação SETE
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