domingo, 27 de novembro de 2011

Saiba como realizar a troca de óleo e a limpeza do sistema de direção hidráulica


Os proprietários de veículos com direção hidráulica devem ficar atentos ao prazo para a troca do óleo e à limpeza do sistema. É recomendado a troca do lubrificante a cada 40 mil quilômetros rodados. Acima dessa quilometragem pode haver risco de o líquido envelhecer, causando sérios danos aos componentes presentes no conjunto de direção.  A DHB, empresa especializada na fabricação de componentes automotivos, enviou ao Portal do Mecânico uma dica técnica explicando os procedimentos necesários para realizar a limpeza e a troca de óleo do conjunto. Leia abaixo as informações:

Qual óleo deve ser utilizado?

Pode-se utilizar qualquer óleo hidráulico classe Dexron II. Porém, é preciso ter cuidado para não misturar óleos de diferentes fabricantes.

Como se deve trocar o óleo?

- Para se efetuar a troca de óleo e a limpeza do sistema, é indicado substituir o reservatório de óleo dos modelos que não são possíveis de se efetuar uma limpeza perfeita do elemento filtrante;

- Deixe a mangueira do retorno solta, direcionada à bandeja coletora e estanque o tubo de retorno do reservatório;

- Enquanto um técnico abastece o reservatório com óleo, outro esterça o volante de batente a batente com o motor desligado para fazer a sangria da bomba de direção;

- Depois de feita a sangria, dê a partida no motor e siga esterçando o volante de batente a batente.

Nunca deixe faltar óleo no reservatório

- Após serem consumidos 2,5 litros de óleo, desligue o veículo;

- Reconecte a mangueira de retorno e complete o nível de óleo;

- Execute o teste de rodagem. E, então, verifique se não há vazamento.

A execução dos passos descritos acima deve ser tomada quando há troca ou reparação de componentes do sistema hidráulico, como bombas e mecanismos.

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial / DHB Componentes Automotivos / Redação SETE

Nenhum comentário:

Postar um comentário