domingo, 27 de novembro de 2011

Suzuki vai à justiça contra Volkswagen


Montadora japonesa quer que alemã devolva as ações

A matriz da Suzuki, no Japão, divulgou na última quinta-feira (24) um comunicado oficial confirmando o acionamento do Tribunal Internacional de Arbitragem (ICC) contra a Volkswagen. A montadora japonesa já havia anunciado o fim da parceria com o grupo alemão há uma semana, e agora reivindica a recompra das ações adquiridas pela Volks em 2009. Hoje, a alemã possui 19,9% dos papéis da Suzuki, sendo a maior acionista.

No auge da crise financeira, no fim de 2008, a General Motors se desfez dos 3% de papéis ativos que possuia da Suzuki. E em 2010, a Volkswagen, de olho especialmente no mercado indiano e na liderança mundial, decidiu comprar uma participação na montadora japonesa. A princípio, a fatia na Suzuki – majoritária, diga-se – tinha como principal intenção o compartilhamento de tecnologias (a Volks estava interessada na experiência da japonesa em fazer carros pequenos). Mas a parceria não funcionou. 

O negócio não rendeu “frutos” nem para uma, nem para outra. E agora a Suzuki quer que a Volkswagen venda de volta as ações. Para comprar os 19,9% de participação, foi feito um acordo em que a Suzuki arrematou 1,49% dos papéis da VW. A briga entre os executivos das duas montadoras se acirrou no início desse ano, quando a Volks acusou a Suzuki de quebrar o acordo fornecendo motores a diesel para a Fiat.

Em contrapartida, a Suzuki replicou dizendo que a Volkswagen nunca compartilhou suas tecnologias de motores – o que interessava aos japoneses. O pedido para que a Volks revenda à própria Suzuki sua participação foi feito em 12 de setembro, véspera da abertura do Salão de Frankfurt. E no dia 18 de novembro, a montadora nipônica anunciou oficialmente o rompimento unilateral da parceria com o grupo alemão.

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário