Montadora japonesa quer que alemã devolva as ações
A matriz da Suzuki,
no Japão, divulgou na última quinta-feira (24) um comunicado oficial
confirmando o acionamento do Tribunal Internacional de Arbitragem (ICC)
contra a Volkswagen.
A montadora japonesa já havia anunciado o fim da parceria com o grupo
alemão há uma semana, e agora reivindica a recompra das ações adquiridas
pela Volks em 2009. Hoje, a alemã possui 19,9% dos papéis da Suzuki, sendo a maior acionista.
No auge da crise financeira, no fim de 2008, a General Motors se desfez dos 3% de papéis ativos que possuia da Suzuki. E em 2010, a Volkswagen, de olho especialmente no mercado indiano e na liderança mundial, decidiu comprar uma participação na montadora japonesa. A princípio, a fatia na Suzuki – majoritária, diga-se – tinha como principal intenção o compartilhamento de tecnologias (a Volks estava interessada na experiência da japonesa em fazer carros pequenos). Mas a parceria não funcionou.
No auge da crise financeira, no fim de 2008, a General Motors se desfez dos 3% de papéis ativos que possuia da Suzuki. E em 2010, a Volkswagen, de olho especialmente no mercado indiano e na liderança mundial, decidiu comprar uma participação na montadora japonesa. A princípio, a fatia na Suzuki – majoritária, diga-se – tinha como principal intenção o compartilhamento de tecnologias (a Volks estava interessada na experiência da japonesa em fazer carros pequenos). Mas a parceria não funcionou.
O negócio não rendeu “frutos” nem para uma, nem para outra. E agora a Suzuki quer que a Volkswagen venda de volta as ações. Para comprar os 19,9% de participação, foi feito um acordo em que a Suzuki arrematou 1,49% dos papéis da VW. A briga entre os executivos das duas montadoras se acirrou no início desse ano, quando a Volks acusou a Suzuki de quebrar o acordo fornecendo motores a diesel para a Fiat.
Em contrapartida, a Suzuki replicou dizendo que a Volkswagen nunca compartilhou suas tecnologias de motores – o que interessava aos japoneses. O pedido para que a Volks revenda à própria Suzuki sua participação foi feito em 12 de setembro, véspera da abertura do Salão de Frankfurt. E no dia 18 de novembro, a montadora nipônica anunciou oficialmente o rompimento unilateral da parceria com o grupo alemão.
Em contrapartida, a Suzuki replicou dizendo que a Volkswagen nunca compartilhou suas tecnologias de motores – o que interessava aos japoneses. O pedido para que a Volks revenda à própria Suzuki sua participação foi feito em 12 de setembro, véspera da abertura do Salão de Frankfurt. E no dia 18 de novembro, a montadora nipônica anunciou oficialmente o rompimento unilateral da parceria com o grupo alemão.
por Redação (Auto Esporte)
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