quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Inmetro divulga nova lista dos veículos mais econômicos


Programa de Etiquetagem 2012 classifica de A a E o nível de consumo de combustível

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou um novo ranking da quarta edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Automotiva, que ordena os carros vendidos no país de acordo com o seu consumo de combustível. A Etiqueta Veicular classifica os veículos de acordo com a eficiência energética por categoria. A classificação vai de 'A' (mais eficiente) até 'E' (menos eficiente).

Clique aqui para conferir a lista completa

Em relação ao levantamento divulgado no início do ano, estes dados recentes trazem modelos 2012/2013, com os lançamentos Hyundai HB20 e Toyota Etios, que estrearam com nota máxima. Vale destacar que as montadoras liberam de forma voluntária os modelos para que sejam testados. Atualmente, são 52 modelos diferentes de dez marcas (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen, Citroën e Hyundai). A Chevrolet não aderiu ao programa por discordar das regras.

O grande vencedor da eleição segue sendo o Fiat Mille Fire (8,9/12,7 km/l na cidade; 10,7/15,6 km/l na estrada), seguido por Fiat Uno Economy (8,7/12,5 km/l na cidade; 10,4/15,2 km/l na estrada) e Renault Clio (9,5/14,3 km/l (básico) na cidade; 10,7/15,8 km/l (básico) na estrada), que obtiveram nota A. O Honda Civic 1.8 também é destaque no nível de consumo.

Esta etiqueta, que passa a ser obrigatória nos modelos das marcas que aderiam ao programa, diz também os valores de referência da quilometragem por litro, na cidade e na estrada, com diferentes combustíveis.


por Natali Chiconi (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário