quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mundo terá 1,7 bilhão de carros em 2035, diz estudo


Número representa o dobro da quantidade atual

Em 2035, o planeta terá uma frota de 1,7 bilhão de veículos, o dobro da marca atual. A projeção foi feita pela Agência Internacional de Energia (IEA), que divulgou os primeiros dados referentes ao Relatório Mundial de Energia 2012, com resultados e perspectivas relativos à área energética.

De acordo com o estudo, o maior crescimento virá de países de economia emergente, como a Índia. Outro caso representativo é o da China: em 2000, a média era de 4 carros para mil pessoas. Em 2010, passou para 40 carros/mil pessoas. Já em 2035, a perspectiva é de 310 carros/mil pessoas, ou seja, aproximadamente, um carro para cada três pessoas (frota total de 400 milhões de veículos).

Em relação às novas tecnologias, os carros híbridos deverão responder por mais de 20% dos veículos mundiais em 2035. Já os modelos totalmente elétricos deverão ter menor penetração no mercado: 4%. Carros movidos a gás natural terão uma fatia de 3%.

Mesmo com a redução na emissão de gases tóxicos, promovida por essas novas tecnologias, a poluição causada pelos carros também deverá aumentar – não foi divulgada uma estimativa numérica.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário