sábado, 10 de novembro de 2012

Revisão garante segurança e economia

Foto: Douglas Marçal

Freios, rolamentos e suspensão são itens que devem ser inspecionados
 
Antes de arrumar as malas para pegar a estrada no feriado de 15 de novembro, a visita até a oficina mecânica deve ser o primeiro destino do carro. Apesar de todos saberem que a revisão antes da viagem é fundamental, muitos motoristas ainda apostam na sorte e acabam ignorando a revisão para "economizar". É aí que o "barato pode sair caro".

"Tem muita gente que compra um carro para fazer uma viagem, mas não quer gastar com manutenção. Um veículo que está há dois anos ou mais sem andar na estrada corre sério risco de apresentar problemas no meio do caminho", avalia Alaércio Previatti, que trabalha há 43 anos com manutenção de veículos.

Segundo Previtatti, um dos primeiros itens a serem revisados deve ser o óleo e o filtro de óleo. "A lubrificação do veículo é fundamental, por isso, o proprietário deve estar atento com a troca do óleo e do filtro para não ter que procurar uma oficina na estrada".

As correias e o rolamento tensor também devem ser analisados. Se esses itens não estiverem funcionando bem, podem comprometer o motor do carro. Revisar os freios, amortecedores e suspensão em geral também está na lista de manutenção antes da viagem, além da parte elétrica, alinhamento e balanceamento do carro.

Previatti orienta ainda que a manutenção deve ser feita a cada dez mil quilômetros rodados. "O perigo de colocar a família dentro de um carro que não está revisado é muito grande. Essa (revisão) é uma medida imprescindível, tem que fazer. Na estrada, o conserto pode ficar muito mais caro e o motorista corre o risco de ter que pagar por um serviço mal feito", orienta.

Dúvida

 
Apesar de saber da importância da revisão, muitos têm dúvidas quanto à escolha da oficina. Previatti aconselha as pessoas a observarem a estrutura do estabelecimento e a procurar um de confiança na cidade.

"Tem gente que trabalha de três a cinco anos em uma oficina, compra uma máquina e abre o próprio negócio. Para fazer a revisão, é preciso ter aparelhagem completa, máquinas, elevador, balanceamento e alinhamento, entre outros equipamentos. Sem uma estrutura adequada é impossível prestar o serviço de qualidade".

por Talita Amaral (Odiario.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário