sexta-feira, 28 de outubro de 2011

IPI: importados têm problemas em chegada ao Brasil

De acordo com gerente de loja da Kia em São Paulo, Cerato é um dos modelos em falta nas lojas

Fiscais da receita continuariam cobrando alíquota maior para nacionalizar os veículos; Lojas já sofrem falta de estoque

Os carros importados estão com dificuldades para desembarcar no Brasil. O problema, mais uma vez, é motivado pelo aumento do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) para os veículos feitos fora do país. Apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar que a nova alíquota só poderá ser cobrada a partir da segunda quinzena de dezembro, o valor que está sendo cobrado dos veículos importados atualmente já leva em conta o aumento de até 55% do IPI para os importados.

Para que possam ser enviados para as concessionárias, os automóveis devem passar pelo processo de nacionalização, que acontece no momento do desembarque da frota no país e é validado mediante o pagamento de uma série de impostos, dentre eles o IPI, que é fiscalizado por um funcionário da Receita Federal. Como o processo ainda não foi regularizado segundo a decisão do STF, as marcas são obrigadas a pagar a taxa elevada ou aguardar por uma resposta do governo.

O impacto do atraso já pode ser sentido nas lojas. O gerente de uma concessionária da KIA no interior de São Paulo disse à Autoesporte que a confusão no desembarque está gerando um problema de estoque das concessionárias da marca coreana. “Estamos ficando praticamente sem estoque. Já não temos os modelos mais procurados como o Cerato, o Picanto e o Sorento”, revelou o funcionário. “Não dá para vender dessa maneira, não há como garantir a entrega para o cliente”, completou. A reportagem entrou em contato também com lojas da chinesa Chery e da coreana Hyundai, que garantiram estar com as entregas em dia.

A rigor, a decisão do STF de adiar a cobrança da nova alíquota de IPI para o fim do ano deve entrar em funcionamento após a sua publicação no Diário Oficial da União, o que ainda não ocorreu. No entanto, para o advogado tributarista da Pinheiro Neto Advogados, Luiz Paulo Romano, utilizar o argumento de que o adiamento ainda não foi oficializado para prosseguir com a cobrança do novo IPI é uma “desculpa que não se justifica”. “Essa é uma questão que pode ser resolvida do ponto de vista prático. Me parece muito mais uma falta de boa vontade da receita. Novamente, a burocracia mata o processo”, ponderou.

Vai e vem do IPI

A decisão de aumentar em até 55% o IPI para veículos importados foi anunciada em 15 de setembro. Desde então, o mercado automotivo tem sofrido um verdadeiro reboliço. A princípio, o governo declarou que as empresas teriam 45 dias livres do novo IPI. No meio de outubro, algumas marcas como Porsche, BMW e KIA divulgaram uma nova tabela de preços prevendo a alta do imposto.
 
Na semana passada, o STF adiou a cobrança do novo IPI para dezembro, já que o prazo inicial de 45 dias para que as montadoras ficassem longe da alta do IPI era inconstitucional. A lei prevê o prazo mínimo de 90 dias para que variações de impostos como IPI entrem em vigor. Na noite de ontem (25), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o índice de nacionalização de 65% exigido para que as empresas continuem a pagar o imposto antigo deverá aumentar gradativamente até 2013. Algumas empresas, como a Chery, estão em reunião hoje com o governo para negociar ajustes na medida. Ou seja, o cenário poderá mudar novamente em breve.

por Aline Magalhães (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário