quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Por que um problema no motor pode afetar o funcionamento da transmissão automática?


“De repente, minha transmissão não está mais funcionando direito. E eu fiz a revisão recentemente!”. Este e outros comentários similares não são incomuns. Na verdade, a análise desta situação é uma excelente maneira de aumentar a confiança que o cliente tem no trabalho do reparador. Afinal de contas, se você acabou de revisar a transmissão de seu cliente, deve ter chamado a sua atenção para quaisquer problemas descobertos, tais como uma luz de diagnóstico acesa no painel de instrumentos.

É importante entender como funcionam os sistemas de gerenciamento de motor e transmissão, de maneira a direcionar o diagnóstico para a causa básica da falha em certos problemas da transmissão e, depois, explicar a causa para seu cliente.

Convém que se tenha em mente que as transmissões automáticas de hoje dependem de um computador para controlar o tempo de mudanças de marcha e a qualidade destas mudanças. Quaisquer códigos de falha relacionados ao motor poderão causar sintomas que parecem ser provenientes da transmissão.

Para reduzir emissões e melhorar o desempenho e a economia, os engenheiros que projetam os sistemas do veiculo programam os computadores para se ajustarem a praticamente cada condição possível de utilização que possa ocorrer.

Sinais de entrada, tais como a posição da borboleta do acelerador (TPS), e a velocidade do veículo (VSS), terão um efeito óbvio no comportamento da transmissão. Mas as coisas mudaram um pouco e, como os fabricantes atentam para melhor desempenho e economia, tornaram os computadores mais sensíveis a outros dispositivos e condições de operação.

Código P0320 – Código do sensor de detonação

Uma das razões pelas quais os veículos mais novos são capazes de aumentar a potência de seus motores é o funcionamento do sensor de detonação. Sua finalidade é permitir que o computador detecte as vibrações da detonação (fenômeno danoso interno causado por queima indevida da mistura) dentro da câmara de combustão do motor. Quando a combustão é normal, o computador aumenta o avanço da ignição, que proporciona ao motor a possibilidade de gerar mais potência. Mas se o sensor detectar um ruído ou vibração fora do normal, o computador atrasará o ponto de ignição para evitar danos ao motor. Se esta detonação continuar, o motor poderá ser destruído.

Quando ocorre um código de falha gerado pelo sensor de detonação, o computador do motor entra em modo de segurança e, por isto, um sensor de detonação defeituoso afeta o desempenho do motor, a economia de combustível e as emissões.

Mas por que isto é importante para a transmissão? Quando o ponto de ignição é atrasado, o computador também altera a estratégia de injeção. Isto poderá incluir a não mudança para a última marcha ou evitar a aplicação da embreagem do conversor de torque (lock-up). E para proteção adicional da transmissão, o computador também comandará um controle da pressão de linha mais alto, tornando as mudanças mais duras.

NOTA: Em alguns casos, ao se apagar um código de falha de sensor de detonação, ele voltará. Eis aqui o motivo: após ser dada a partida no motor, o computador avançará a ignição até que ele receba um sinal de detonação do sensor. Quando isso ocorre, o computador saberá que o sensor está funcionando corretamente. Mas, se ele não receber esta informação, imediatamente registrará um código de falha.

Códigos P0400 – P0435 – Circuitos relacionados com a válvula EGR

O sistema EGR (recirculação dos gases de escapamento) é muito importante no controle de emissões de óxidos de nitrogênio, pois este poluente é gerado quando a câmara de combustão está muito aquecida. O sistema EGR reduz a temperatura dos gases de combustão pela introdução de uma quantidade controlada de gases de escapamento na mistura carburante, reduzindo a temperatura da câmara.

Muitos sistemas atuais incluem uma válvula EGR e um dispositivo que monitora o fluxo dos gases provenientes desta válvula. Se este sistema falhar, a emissão de NOx aumentará.

Mas afinal, por que um código do sistema EGR, ligado a admissão do motor, afeta de maneira tão visível o funcionamento da transmissçao automática?

Se o computador detectar uma falha no sistema EGR, ele acenderá a luz de diagnóstico e fará com que a transmissão tenha mudanças mais duras. Com isso, o cliente conduzirá seu veículo para sua oficina de confiança a fim de solucionar o problema.

Uma vez que o técnico recupere o código e explique a importância do sistema EGR, seu próximo passo será informar ao cliente que, mesmo que o código de falha não seja originado na transmissão, ele é capaz e possui experiência suficiente para corrigi-lo.

Em alguns veículos, a válvula EGR é operada por vácuo através do controle de um solenóide. O dispositivo que detecta o fluxo de gases do EGR, por sua vez, controla a variação na pressão ou temperatura dentro do coletor de admissão. Em outros veículos, o sistema EGR emprega a válvula e o detector de fluxo em um só dispositivo.

Código P0300 – Falhas múltiplas ou aleatórias de ignição.

Se um veículo possui uma falha de ignição óbvia, provavelmente o motorista levará seu veículo em uma oficina que repara este tipo de defeito. Mas, suponha que a luz de diagnostico esteja acesa e o motor pareça estar funcionando corretamente. Neste caso, o que impede o motorista de ignorar a luz de diagnóstico e continuar dirigindo seu veiculo como se não estivesse acontecendo nada? Dependendo do fabricante, alguns computadores evitam, nesta situação, que certos sistemas do veiculo funcionem corretamente e isto poderá incluir a sobremarcha da transmissão, a função kickdown (redução forçada das marchas), controlador de velocidade de cruzeiro ou mesmo a condição da luz de diagnóstico.

A luz de anomalia piscando indica uma condição que pode danificar o catalisador, caso continue ocorrendo Se o veículo de seu cliente registrar um código P0300, limpe-o com um scanner e teste o veiculo na estrada. Se tudo voltar a funcionar normalmente, pergunte ao cliente quando e em que condições a luz de diagnóstico acendeu e quais são seus hábitos de direção. Uma resposta comum poderá ser: “Eu normalmente faço viagens curtas ao redor da cidade. Desta vez, eu fazia uma viagem mais longa e a luz acendeu, quando eu estava numa subida longa.”

Se isto soar estranhamente familiar, a suspeita é que haja acúmulo de carvão depositado nos injetores ou válvulas de admissão. Esta será uma boa ocasião para sugerir uma limpeza no sistema de alimentação de combustível para remover estes depósitos e reparar seu funcionamento novamente.

Lembre-se de que, nem sempre, o cliente procura um reparo de transmissão, quando entra na sua oficina. As oficinas de reparo de transmissão automática de hoje devem estar preparadas para reparar mais do que simplesmente transmissões, já que têm de consertar o veículo. E uma vez que o reparador cuide do que o cliente pensa ser um simples problema de transmissão, pode ter certeza de que ele se lembrará disso da próxima vez que o veiculo dele não funcionar direito.

por Carlos Napoletano (Oficina Brasil)

Um comentário:

  1. eu tenho esse problema no meu carro, a luz de ignição acesa e o motor com ótimo funcionamento em todo ponto de vista , a luz em marchas moderadas sem esforços , mantém -se apagada ao pressionar o acelerado para aumentar a marcha , a luz da ignição acende e so apaga ao desligar o veiculo ,gostaria de uma ajuda para solução , desde já grato

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