sábado, 7 de julho de 2012

Desconto no IPI faz mercado explodir em junho


Vendas de carros avançam 24,2% no mês, "rebocadas" pelos populares 1.0; importados e nacionais veteranos sofrem forte declínio

Funcionou. Após uma preocupante retração entre janeiro e abril, as vendas de carros e comerciais leves no Brasil viveu um dos melhores meses da história da industria automobilística. O governo baixou novamente o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), da mesma forma como fez no auge da crise econômica mundial, no fim de 2008. E os brasileiros foram às compras. 

Segundo o balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), houve um avanço expressivo de 24,2% no volume de emplacamentos em junho, com um total de 340.706 unidades contra as 274.368 entregas realizadas em maio. O salto também foi grande (18,7%) em relação ao mês de junho de 2011, quando o mercado somou 286.912 modelos emplacados.

Para se ter idéia do impacto do crescimento do comércio de carros em junho, na comparação com o acumulado de 2011, o mercado brasileiro praticamente igualou os resultados, que haviam recuado significativamente até maio. Entre janeiro e junho desse ano já foram emplacadas 1.632.483 unidades, total apenas 0,33% menor que as 1.637.899 vendas realizadas no mesmo período do ano passado. "Como podemos ver, a 'marola' também chegou aqui. Mas as medidas anunciadas pelo governo, com a redução do IPI e dos spreads bancários, resultaram numa retração de 14% nos custos de um carro zero quilômetro. E isso aumentou a capacidade de compra dos brasileiros, que foram às ruas fazer negócio", sintetizou Flavio Meneghetti.

Fiat segue líder e populares disparam nas vendas

O balanço da Fenabrave de junho não revelou grandes mudanças nos rankings de montadoras e modelos. A Fiat segue líder absoluta do mercado, com um total acumulado de 361.760 unidades em 2012, volume que oferece até alguma folga em relação aos 336.433 veículos entregues pela vice-líder Volkswagen. A montadora alemã também segue segura na segunda colocação diante da General Motors, que, apesar de ter ocupado a vice-liderança por alguns momentos do ano, segue no terceiro lugar com 290.477 entregas entre janeiro e junho. A lista segue com Ford (4ª) e Renault (5ª). A maior surpresa continua a ser a Nissan, que mantém a sexta colocação, com 58.044 unidades, pouco mais que os 57.549 modelos comercializados pela japonesa Honda, atual sétima do ranking.

Entre os modelos, junho foi como os meses anteriores, salvo um detalhe: os populares nacionais com motores 1.0 litro, isentos do IPI, venderam muito. O campeão Volkswagen Gol, por exemplo, somou 27.275 unidades, bem mais que os volumes registrados nos meses anteriores, na casa dos 20 mil modelos. A maior surpresa foi o Chevrolet Celta, que vem perdendo forca e já foi ultrapassado por Fiat Palio e VW Fox até no acumulado. Em junho, o hatch subcompacto da GM foi apenas o sexto colocado, com 12.195 unidades - o campeão de vendas da Chevrolet perdeu para o Ford Fiesta (5º, 13.211), um resultado histórico, e ficou muito atrás de Palio (4º, 17.206) e Fox/CrossFox (3º, 17.309).

Modelos antigos e importados vivem forte declínio

O Celta é apenas o caso mais emblemático. No boletim de junho da Fenabrave, ficou explicito que os modelos nacionais mais antigos estão perdendo força nas vendas. Além de Celta, o Classic também vem de sequência de retrações, mesma situação vivida por Corsa, Clio e Polo. Enquanto o mercado no geral avançou bastante, esses e outros modelos registraram um crescimento quase nulo ou mesmo um recuo nos emplacamentos. Para os importados, o cenário também é muito ruim, especialmente entre os compactos com motores 1.0 litro, que seguem sobretaxados em 30% pontos percentuais de IPI - o desconto do governo não isentou esses modelos do adicional da alíquota. O Chery QQ, por exemplo, caiu nas vendas em junho (635 unidades) na comparação com maio (823).

A queda dos importados, aliás, tem favorecido outros modelos que, antes, não conseguiam grandes resultados. O mais representativo deles é o Ford Focus, que depois de tantos anos, enfim assumiu a liderança entre os hatches médios, após quedas sucessivas do Hyundai I30 nas vendas. O Ford tem 10.473 unidades contra 9.723 do coreano. Nesse caso, há um agravante: a nova geração do hatch da Hyundai estréia em breve. Só que o Focus agora vê um novo adversário à frente, o Chevrolet Cruze hatch, que somou 2.002 vendas em junho - o Ford teve 2.977 emplacamentos. Entre os sedãs, o Honda Civic (6.039) segue firme na ponta, e começa a abrir vantagem frente ao Toyota Corolla (5.518), enquanto o Cruze (4.123) observa na cola.

Confira abaixo o ranking das montadoras e modelos mais vendidos de junho:

MODELOS

1) VW Gol G4/G5 - 27.275 unidades

2) Fiat Mille/Novo Uno - 25.852 unidades

3) VW Fox/CrossFox - 17.309 unidades

4) Fiat Palio Fire/Novo Palio - 17.206 unidades

5) Ford Fiesta - 13.211 unidades

6) Chevrolet Celta - 12.195 unidades

7) Renault Sandero - 10.595 unidades

8) Chevrolet Classic/Corsa Sedã - 9.518 unidades

9) Fiat Siena/Grand Siena - 9.482 unidades

10) VW Voyage - 9.128 unidades

11) Fiat Strada - 8.379 unidades

12) Ford Ka - 7.321 unidades

13) Honda Civic - 6.039 unidades

14) Chevrolet Cobalt - 5.953 unidades

15) Toyota Corolla - 5.518 unidades



MONTADORAS

1) Fiat - 75.247 unidades (361.760)

2) Volkswagen - 71.508 unidades (336.433)

3) General Motors - 57.584 unidades (290.477)

4) Ford - 33.723 unidades (154.697)

5) Renault - 24.245 unidades (110.541)

6) Honda - 15.027 unidades (58.044)

7) Nissan - 13.277 unidades (57.549)

8) Toyota - 10.063 unidades (45.035)

9) Peugeot - 7.453 unidades (33.575)

10) Citroën - 7.323 unidades (34.002)

11) Hyundai - 6.867 unidades (42.903)

12) Mitsubishi - 5.582 unidades (26.605)

13) Kia - 3.891 unidades (22.060)

14) JAC Motors - 1.733 unidades (10.265)

15) Chery - 1.147 unidades (9.108) 

por Diogo de Oliveira (Auto Esporte)

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