domingo, 8 de julho de 2012

Manutenção preventiva eleva a vida útil do motor de pesados


Entre os diversos cuidados para manter o motor de um caminhão em ordem, a atenção com o combustível é fundamental. Além de evitar gastos desnecessários com manutenção corretiva, a medida eleva o desempeno do caminhão. De acordo com Ricardo Nonis, diretor do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), o combustível adulterado com solvente ou água pode afetar o sistema de injeção.

No caso de uma reparação do sistema de injeção, ele recomenda verificar se o diesel contaminado danificou peças como: injetores e bicos eletrônicos. O nível de água também deve ser verificado diariamente. “O caminhoneiro deve abrir o compartimento do motor e observar se há vazamentos em mangueiras ou radiador”, comenta.

O profissional ainda recomenda ter precaução com a tampa do radiador que é uma válvula para manter o sistema de pressão no interior do radiador. Nível de óleo e vazamentos no motor devem ser examinados, bem como o estado de mangueiras, filtro de ar, de óleo e combustível.

“Se houver um furinho e entrar poeira ou abrasivos perde-se o motor”, enfatiza o diretor da entidade. A troca do filtro deve ser cuidadosa, pois o elemento filtrante instalado deve vedar a caixa de filtro para não ter fuga de ar e passagem de poeira. O caminhoneiro deve ficar de olho no painel, acompanhando a temperatura do motor e a pressão do óleo. “O óleo é fundamental. É o sangue do motor”, afirma.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

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