Entre os diversos cuidados para manter o motor de um caminhão em
ordem, a atenção com o combustível é fundamental. Além de evitar gastos
desnecessários com manutenção corretiva, a medida eleva o desempeno do
caminhão. De acordo com Ricardo Nonis, diretor do Conselho Nacional de
Retíficas de Motores (Conarem), o combustível adulterado com solvente ou
água pode afetar o sistema de injeção.
No caso de uma reparação do sistema de injeção, ele recomenda
verificar se o diesel contaminado danificou peças como: injetores e
bicos eletrônicos. O nível de água também deve ser verificado
diariamente. “O caminhoneiro deve abrir o compartimento do motor e
observar se há vazamentos em mangueiras ou radiador”, comenta.
O profissional ainda recomenda ter precaução com a tampa do radiador
que é uma válvula para manter o sistema de pressão no interior do
radiador. Nível de óleo e vazamentos no motor devem ser examinados, bem
como o estado de mangueiras, filtro de ar, de óleo e combustível.
“Se houver um furinho e entrar poeira ou abrasivos perde-se o motor”,
enfatiza o diretor da entidade. A troca do filtro deve ser cuidadosa,
pois o elemento filtrante instalado deve vedar a caixa de filtro para
não ter fuga de ar e passagem de poeira. O caminhoneiro deve ficar de
olho no painel, acompanhando a temperatura do motor e a pressão do óleo.
“O óleo é fundamental. É o sangue do motor”, afirma.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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