domingo, 15 de julho de 2012

GM e PSA não devem compartilhar tecnologias sustentáveis

 
Empresas firmaram aliança no final de fevereiro
 
Embora tenham firmado uma parceria de grandes proporções, General Motors e PSA-Peugeot Citroën só não devem colaborar entre si em um aspecto: a concessão de tecnologias sustentáveis, como as empregadas no Chevrolet Volt e no 3008 HYbrid4.

“Honestamente, esta seria uma situação que não conseguiria imaginar”, declarou a chefe de desenvolvimento da Opel, Rita Forst.

Especialistas de mercado afirmam que produtos como o Volt (e seu ‘irmão’ Opel Ampera)  são fundamentais para a marca construir uma reputação de liderança e inovação no mundo. Além disso, estes modelos também servem como “carros de imagem”, já que muitos clientes se interessam por projetos modernos – o Ampera e o próprio 3008 híbrido se enquadram entre os exemplos –, mas acabam levando para casa produtos mais baratos, como Opel Astra e Peugeot 208.

Um bom exemplo de sucesso é o Prius, o primeiro carro híbrido produzido em larga escala no mundo, que fez a Toyota passar de uma marca defasada para uma das montadoras mais preocupadas com o meio-ambiente.

“Há alguns genes de projetos tecnológicos que uma empresa não pode compartilhar com suas parceiras”, declarou Forst.

A aliança global entre GM e PSA foi firmada no final de fevereiro e a previsão é que cerca de 2 bilhões de dólares em custos anuais sejam economizados com o compartilhamento de plataformas e componentes, assim como em desenvolvimento de novos projetos.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

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