Associadas emplacaram quase 12 mil veículos no mês
As fabricantes de automóveis afiliadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) registraram um aumento de 24,2% em suas vendas de fevereiro, em comparação com o desempenho de janeiro. Foram emplacadas 11.893 unidades contra 9.572 unidades no primeiro mês do ano. Se compararmos os números de fevereiro de 2011 com o mesmo mês do ano passado, o aumento nos emplacamentos chega a 122,7%.
“O crescimento obtido por importadores oficiais, em fevereiro, foi quase o dobro da média do mercado brasileiro de automóveis, que foi de 12,6%”, analisou o presidente da Abeiva, José Luiz Gandini.
Entre as marcas associadas, a liderança confortável ainda é da Kia Motors, com 5.975 veículos vendidos em fevereiro, respondendo por 50,24% da participação entre as afiliadas. A Chery foi a segunda colocada com 882 emplacamentos, seguida pela conterrânea Hafei, que teve 615 unidades vendidas. Vale ressaltar que, entre as dez primeiras colocadas, quatro são chinesas (as outras são Effa Hafei e Lifan).
Diante da alta demanda por veículos trazidos de fora, a associação afirmou que o terremoto no Japão não deve afetar as vendas das filiadas. Sobre a Suzuki, única empresa japonesa entre todas as filiadas, o vice-presidente da Abeiva, Paulo Kakinoff, afirmou que a montadora ainda não disse ter sentido os efeitos do desastre natural.
“A Suzuki ainda não nos informou sobre eventuais problemas decorrentes dos problemas ocorridos no Japão”, afirmou.
A lista de marcas cresceu ainda mais com a entrada da JAC Motors, representada no Brasil pelo empresário Sérgio Habib. Com isso, passa para 29 o número de marcas filiadas à Abeiva.
por Vitor Matsubara (Revista Quatro Rodas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário