O mercado de reposição de filtros automotivos no Brasil é altamente atrativo e deverá gerar em 2011 uma demanda de 102 milhões de unidades dos vários tipos e aplicações (não incluindo filtros aplicados em mo-tos e ciclo).
Por essa atratividade de volume (média de 2,5 filtros trocados por veículo em cada ano) é que neste mer-cado são encontradas quase 20 marcas de produtores brasileiros e outros importados.
Atualmente as marcas de maior presença na reposição são Tecfil, Mann e Fram, que concentram entre si aproximadamente 60% de todo share de mercado, cada uma delas com domínio de atuação maior em um segmento específico de aplicação: postos de combustíveis, frotistas da linha comercial pesada, postos de troca de óleo e lojas de autopeças. Estas marcas, por via de regra, são o alvo de todas as demais, que cres-cem a cada dia, não apenas como resultado de suas agressivas estratégias de penetração, mas também pelo próprio e natural crescimento vegetativo deste mercado, que acompanha a evolução da frota de veículos em circulação.
Por essa atratividade de volume (média de 2,5 filtros trocados por veículo em cada ano) é que neste mer-cado são encontradas quase 20 marcas de produtores brasileiros e outros importados.
Atualmente as marcas de maior presença na reposição são Tecfil, Mann e Fram, que concentram entre si aproximadamente 60% de todo share de mercado, cada uma delas com domínio de atuação maior em um segmento específico de aplicação: postos de combustíveis, frotistas da linha comercial pesada, postos de troca de óleo e lojas de autopeças. Estas marcas, por via de regra, são o alvo de todas as demais, que cres-cem a cada dia, não apenas como resultado de suas agressivas estratégias de penetração, mas também pelo próprio e natural crescimento vegetativo deste mercado, que acompanha a evolução da frota de veículos em circulação.
Pesquisa efetivada com técnicos e engenheiros de fabricantes de filtros aponta que a vida média dos filtros, por modelo de aplicação, obedece ao seguinte ciclo:
Com base no estudo deste ciclo foi possível dimensionar o tamanho do mercado de reposição, informação considerada de relevante importância para empresas (fabricantes e distribuidores) interessadas em dinamizar negócios na linha. O quadro abaixo apresenta o resultado deste trabalho, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Photon-Marknet, tornado público em aspectos parciais:
O Instituto de Pesquisa Photon-Marknet complementou esse estudo identificando, com base em índices técnicos do geomarketing automotivo, a demanda de filtros por Estado e para 150 regiões geográficas do Brasil.
Este trabalho de pesquisa abrange 90% da frota circul¬ante, com aplicações por tipo de filtro (ar, ar da cabine, óleo, combustível), por tipo de veículo.
O estudo apresenta a demanda por código de filtro (aproximadamente 500 itens com cross-reference para 3 códigos de marcas atuantes na reposição mais o código original) para os anos de 2011, 2012 e 2013.
Com base no estudo deste ciclo foi possível dimensionar o tamanho do mercado de reposição, informação considerada de relevante importância para empresas (fabricantes e distribuidores) interessadas em dinamizar negócios na linha. O quadro abaixo apresenta o resultado deste trabalho, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Photon-Marknet, tornado público em aspectos parciais:
O Instituto de Pesquisa Photon-Marknet complementou esse estudo identificando, com base em índices técnicos do geomarketing automotivo, a demanda de filtros por Estado e para 150 regiões geográficas do Brasil.
Este trabalho de pesquisa abrange 90% da frota circul¬ante, com aplicações por tipo de filtro (ar, ar da cabine, óleo, combustível), por tipo de veículo.
O estudo apresenta a demanda por código de filtro (aproximadamente 500 itens com cross-reference para 3 códigos de marcas atuantes na reposição mais o código original) para os anos de 2011, 2012 e 2013.
por Sérgio Duque (Revista Mercado Automotivo)
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