sexta-feira, 11 de março de 2011

Quais modelos flex brasileiros aceitam gasolina sem etanol?


A gasolina brasileira tem uma porcentagem de álcool em sua composição. A quantidade varia de acordo com a safra, chegando a 24%. Esse tipo de mistura não acontece em todos os países. 

Na Argentina, por exemplo, a gasolina não tem álcool. Os carros brasileiros, projetados para rodarem com o combustível brasileiro, tem problemas se abastecerem do outro lado da fronteira? De acordo com o engenheiro mecânico da Faculdade Mauá, Renato Romio, não.

“Os carros com injeção eletrônica tem dispositivos que avaliam a mistura ar-combustível”, explica Romio. “Com isso o próprio sistema ajusta uma série de parâmetros, inclusive a proporção de ar e combustível que será usada na explosão”. 

Os carros flex aceitam uma variação bem ampla nesta mistura, os carros que usam apenas gasolina são mais restritos. “Mesmo assim, os modelos fabricados aqui conseguem lidar bem com uma gasolina sem adição de etanol”, afirma o engenheiro. Portanto, todos os carros flex feitos no Brasil podem rodar com gasolina sem álcool, conforme Romio.

por Luiz Felipe Orlando (Revista Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário