“Além de evitar que a água ferva ou congele, o aditivo de radiador (chamado também líquido de arrefecimento) protege os componentes metálicos da corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, como consequência, sobreaquecimento”, lembra Cláudia Cavadas, gerente de tecnologia e qualidade assegurada da Castrol.
Também é importante verificar se existe algum ponto de vazamento no sistema de arrefecimento, que é composto pelo radiador, mangueiras e reservatório de expansão. Já a proporção de mistura de água com líquido de arrefecimento é indicada na embalagem do próprio produto. A marcação deve ser respeitada para preservar ao máximo a durabilidade do sistema – e para não prejudicar seu funcionamento adequado do veículo.
A combinação de água e aditivo é bombeada para as camisas do motor, resfriando (por meio de troca de calor) cabeçote, pistões, câmaras de combustão, paredes dos cilindros, válvulas e outros componentes. “O líquido aquecido circula através de dutos e mangueiras e volta ao radiador, onde é resfriado com o auxílio de ventilação”, explica a gerente.
Estar atento a essa simples manutenção é ainda mais importante nessa época de aumento gradual da temperatura. É muito comum ver carros parados na estrada por causa de sobreaquecimento do motor.
por Igor Thomaz (Revista Auto Esporte)
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