domingo, 20 de março de 2011

Continental escolhe Brasil para investir US$ 210 milhões

Fábrica da marca de pneus Continental em Camaçari, na Bahia

Fabricante de pneus anuncia ampliação de sua fábrica em Camaçari, na Bahia

Depois de analisar a possibilidade de expansão de suas fábricas em países como Índia, Rússia e Estados Unidos, a fabricante de pneus Continental priorizou o Brasil para investir US$ 210 milhões. O aporte será destinado à ampliação da planta no Pólo Industrial de Camaçari, na Bahia, com o objetivo de dobrar a capacidade de produção até a entrega da obra no final de 2015.

“A Continental começou a operar no Brasil em 1959 e nossa fábrica foi construída em 2005. Desde então apresentamos níveis de crescimento acima da média. A matriz na Alemanha pensou na Índia, na Rússia e nos Estados Unidos, mas nós vencemos pois o mercado automotivo brasileiro apresenta-se fantástico desde 2003”, afirma o Maurício Marumoto, presidente da Continental do Brasil Indústria Automotiva Ltda.

De acordo com ele, a Continental possui 11,5% de participação no segmento de reposição de pneus de passeio e caminhões leves, com aumento de 25% no volume de pneus vendidos em relação à 2009 e 38% no segmento de carga. “No mercado de montadoras a nossa atuação ainda é modesta, mas certamente aumentaremos significativamente todos estes números com a entrega desta nova planta”.

A empresa emprega atualmente 1.150 pessoas na região próxima à capital Salvador. Com a ampliação da fábrica, que passará de 500 mil m² de área construída para 550 mil m², serão criados 400 novos empregos diretos e 1.200 indiretos. “Camaçari é hoje o maior pólo integrado da América Latina e está em franca expansão. É um orgulho saber que a produtividade baiana é sempre elogiada”, ressalta o Governador da Bahia, Jaques Wagner.

Segundo o presidente da Continental do Brasil, o faturamento no Brasil em 2010 foi de 915 milhões de euros. “Temos 6.300 funcionários espalhados por 13 localidades do país e passamos de 700 mil pneus de passeio produzidos em 2006 para 4,7 milhões unidades em 2010. O momento aqui é ótimo para investimentos”, finaliza Muramoto. 

por André Mendes (Revista Auto Esporte)

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