Marca anuncia pneus que melhoram desempenho em pisos molhados e que diminuem consumo
AquaMax é volado para carros de alta performance |
A Goodyear lança para o mercado latino-americano as tecnologias AquaMax e FuelMax. Desenvolvido para drenar um maior volume de água e assim possibilitar melhor dirigibilidade, frenagem e tração em pisos molhados, o selo AquaMax é empregado na linha de pneus Eagle Excellence, que equipam carros de alta performance.
Já a gama FuelMax prioriza o baixo consumo de combustível e, consequentemente, uma diminuição na emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera. A tecnologia está disponível para a linha de pneus GPS Duraplus, apropriada para automóveis populares, além dos pneus comerciais G657 e G687 utilizados em ônibus e caminhões.
Já a gama FuelMax prioriza o baixo consumo de combustível e, consequentemente, uma diminuição na emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera. A tecnologia está disponível para a linha de pneus GPS Duraplus, apropriada para automóveis populares, além dos pneus comerciais G657 e G687 utilizados em ônibus e caminhões.
“Durabilidade, economia e sustentabilidade são pilares da Goodyear e tudo isto está presente nos produtos que acabamos de lançar para o mercado da América Latina”, destaca Giano Agostini, presidente da Goodyear do Brasil.
De acordo com a Goodyear, os desenhos assimétricos, a camada protetora e a lateral reforçada dos pneus Eagle Excellence AquaMax fizeram com que os produtos apresentassem nos testes feitos um desempenho 13% superior em dirigibilidade, 9% superior no critério de frenagem e 3% superior quando exposto à aquaplanagem em reta.
Selo FuelMax indica linha de pneus que reduzem consumo |
A Goodyear também detalha que o GPS Duraplus com a tecnologia FuelMax é construído com um novo composto de borracha na banda de rodagem que oferece 25% menos resistência ao rolamento, o que se traduz em até 5,7% de economia no consumo de combustível e proporciona 6% melhor frenagem em piso seco ou molhado.
“Estes são produtos que apresentam maior valor agregado para os diferentes tipos de cliente que possuímos”, afirma o diretor de tecnologia da Goodyear para América Latina, Sergio Camargo. Segundo ele, é possível que no futuro a marca produza um único pneu que agregue as tecnologias AquaMax e FuelMax.
No evento “Goodyear Innovation Experience 2011”, realizado na fábrica da empresa em Americana, interior de São Paulo, pude acompanhar os pneus Eagle Excellence AquaMax em ação. Sentado ao lado de um piloto profissional que guiava um Chevrolet Vectra Elegance 2.0, foi possível perceber o ótimo desempenho do produto. O pneu deixou o carro no chão, sem escapar nas curvas da molhada pista de testes. Faltou apenas uma demonstração com pneus sem a tecnologia, para usar como parâmetro.
Pneu de caminhão com chip de fábrica
A Goodyear aproveitou o evento para também anunciar o pneu de caminhão que é vendido com chip de identificação por rádio freqüência (RFID) instalado de fábrica. O aparelho armazena as informações de quilometragem, posição do veículo, pressão de ar e profundidade de sulco, que são monitoradas pelo sistema Tire IQ para o gerenciamento de frotas. O pneu começará a ser vendido no segundo semestre deste ano, primeiramente no modelo 295/80R22.5 G658.
No evento “Goodyear Innovation Experience 2011”, realizado na fábrica da empresa em Americana, interior de São Paulo, pude acompanhar os pneus Eagle Excellence AquaMax em ação. Sentado ao lado de um piloto profissional que guiava um Chevrolet Vectra Elegance 2.0, foi possível perceber o ótimo desempenho do produto. O pneu deixou o carro no chão, sem escapar nas curvas da molhada pista de testes. Faltou apenas uma demonstração com pneus sem a tecnologia, para usar como parâmetro.
Pneu de caminhão com chip de fábrica
A Goodyear aproveitou o evento para também anunciar o pneu de caminhão que é vendido com chip de identificação por rádio freqüência (RFID) instalado de fábrica. O aparelho armazena as informações de quilometragem, posição do veículo, pressão de ar e profundidade de sulco, que são monitoradas pelo sistema Tire IQ para o gerenciamento de frotas. O pneu começará a ser vendido no segundo semestre deste ano, primeiramente no modelo 295/80R22.5 G658.
por André Mendes (Revista Auto Esporte)
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