segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fábrica da GM em Gravataí pretende reciclar 100% dos resíduos gerados


Considerada referência global na área de manufatura, a fábrica da General Motors, em Gravataí/RS, está com o objetivo de reciclar 100% dos resíduos industriais gerados a partir do processo de produção. A meta será alcançada por meio do programa Zero Aterro (Landfill Free), que consiste em reduzir o impacto ambiental das operações ao diminuir o desperdício. Atualmente, a empresa recicla 99,6% de tudo que antes era considerado lixo. 

Referência no quesito sustentabilidade para a GM no mundo inteiro, a fábrica gaúcha promoverá treinamentos ao longo dos próximos meses para diversas equipes, a fim de atingir sua meta a partir do último trimestre deste ano. Para isso, a companhia também fará a instalação de quatro novos “Ecopontos”, que se juntaram aos atuais 16 para contribuir com a separação e destinação dos resíduos.

Há quase 12 anos em atividade, a unidade fabrica os modelos Chevrolet Celta e Prisma. Nos próximos meses, produzirá adicionalmente outros dois novos veículos. O programa Zero Aterro compõe uma das etapas do Projeto Onix, resultado do investimento de R$ 1,4 bilhão na unidade de Gravataí.

Todas as unidades fabris da montadora no mundo reciclam ou reutilizam mais de 90% dos resíduos que geram. Em 2011, a empresa reutilizou 2,6 milhões de toneladas de materiais em todo o planeta. Segundo a marca, o montante é equivalente a mais que 38 milhões de sacolas de lixo, ou ainda, a um mês de todo o lixo gerado por cada pessoa que vive na cidade de Nova York. Estes esforços evitaram a emissão de 10 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário