domingo, 24 de junho de 2012

Internet ajuda na compra de carro, aponta estudo

 
Levantamento aponta que 95% dos internautas buscam informações na rede antes de fechar negócio

A internet virou uma das ferramentas mais poderosas (e procuradas) pelos consumidores que desejam trocar de carro. Segundo um levantamento encomendado pelo MercadoLivre Classificados, cerca de 95% dos brasileiros recorrem à rede mundial de computadores para comparar preços de veículos.
 
A pesquisa realizada com base em dados fornecidos pela comScore Media Metrix conversou com usuários de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela, Uruguai, Peru e Equador, durante o mês de maio de 2012. Dos 2.004 entrevistados, 61,7% pretendem trocar de carro ainda este ano e utilizam o ambiente online para pesquisas. No caso dos brasileiros, entre os 62% dos entrevistados que procuram um carro novo, 93% pesquisam informações na internet. A busca por concessionárias em sites especializados é feita por 82,6% dos brasileiros consultados.

O levantamento também resultou em um ranking das marcas mais desejadas. Os modelos da Chevrolet surgem entre os mais buscados, com 12,9% da preferencia dos internautas brasileiros. Na segunda posição surge aVolkswagen, com 11,9%, seguida pela Hyundai, com 10%.

Quanto aos fatores determinantes na compra do carro, 30,8% dos entrevistados afirmaram optar pela marca de desejo e 28% consideram a tradição e história da marca antes de trocar de carro. Além disso, 22% disseram escolher marcas com modelos inovadores e outros 20% reconheceram que decidem a compra levando a conta fatores como a marca com a qual já está acostumado desde a compra do primeiro carro, pela marca com os melhores preços ou pela montadora ter fábrica no país.

Por fim, o estudo também revelou qual é a forma de pagamento escolhida pelos entrevistados. A pesquisa aponta que 38,5% optam pelo financiamento total e 20,6% preferem pagar a vista. Já 16% pretendem usar o valor do carro antigo, complementando com o financiamento.
 
por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário