De acordo com o especialista Juliano Caretta, coordenador de
treinamento da Monroe, devido ao aumento de trepidações em condições de
estrada, um amortecedor com apenas 50% de eficiência pode aumentar em
26% o cansaço do motorista, elevando consideravelmente o risco de
acidentes. Juliano também afirma que, durante uma viagem, as oscilações
do feixe de luz do farol podem ofuscar a visão do condutor que trafega
em um via contrária.
Outro dado da Monroe acerca da amortecedores pouco eficientes também
diz respeito à segurança. Um amortecedor desgastado ou recondicionado
pode comprometer a capacidade de frenagem do automóvel, aumentando em
mais de 2,5 m o espaço necessário para frear a uma velocidade de 80
km/h, afirma a fabricante.
Juliano declara que muitos motoristas ignoram a importância dos
amortecedores no veículo. “O principal erro cometido pelos motoristas é
não perceber a importância dos amortecedores, por se tratar de um item
que não é de fácil identificação e aparente no veículo. No entanto, os
amortecedores são os responsáveis pela segurança e boa dirigibilidade”,
afirma.
Ainda segundo a Monroe, a falta de revisão preventiva e cuidados com
os amortecedores podem provocar o desgaste prematuro dos pneus, risco de
aquaplanagem, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda
de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos
irregulares, causando risco de acidente.
A fabricante de amortecedores aconselha a não utilizar peças
recondicionadas na reposição porque esses equipamentos nada mais são do
que produtos originais desgastados que passam por uma espécie de
reforma, sendo que, em alguns casos, no processo de recondicionamento, é
utilizado um tipo de óleo não especificado para amortecedores, fazendo
com que o equipamento apresente um aumento na carga de amortecimento.
“Esse procedimento causa grandes variações no desempenho de todo o
sistema de suspensão”, adverte Juliano.
A Monroe recomenda que as revisões periódicas sejam realizadas no
máximo a cada 10 mil quilômetros, quando perceber qualquer problema na
suspensão ou conforme especificações do fabricante.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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