Decisão será tomada pelo secretário de Transportes
Os Estados Unidos poderão tornar obrigatória a presença de câmeras de ré
em todos os carros vendidos no País. A decisão está nas mãos de Ray
LaHood, secretário de Transportes do país, e deverá ser anunciada até o
final deste ano.
De acordo com o site Automotive News, a proposta foi feita em 2010 pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que cuida dos assuntos relacionados à segurança do trânsito nos EUA. Ela iria ao encontro de uma lei aprovada pelo Congresso dois anos antes, que pretendia a redução do número de vítimas do trânsito.
Estima-se que, anualmente, acidentes envolvendo problemas de visibilidade traseira (incluindo situações em que os motoristas são obrigados a virar o pescoço para trás e, assim, desviar a atenção do que acontece à frente) provoquem 228 mortes de 17 mil feridos.
Em fevereiro deste ano, a administração Obama adiou a aprovação ou não dessa proposta. Porém, de acordo com a notícia, o secretário LaHood enviou documento por escrito à época às partes interessadas afirmando que a decisão seria tomada até 31 de dezembro de 2012.
Há preocupação por parte das montadoras, especialmente em relação a dois pontos: o prazo - uma vez aprovada, a resolução valeria já a partir de 2014 - e o aumento nos custos de produção. Estudos indicam que, em média, a inclusão da câmera de ré poderia encarecer a fabricação em US$ 163 por veículo.
De acordo com o site Automotive News, a proposta foi feita em 2010 pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que cuida dos assuntos relacionados à segurança do trânsito nos EUA. Ela iria ao encontro de uma lei aprovada pelo Congresso dois anos antes, que pretendia a redução do número de vítimas do trânsito.
Estima-se que, anualmente, acidentes envolvendo problemas de visibilidade traseira (incluindo situações em que os motoristas são obrigados a virar o pescoço para trás e, assim, desviar a atenção do que acontece à frente) provoquem 228 mortes de 17 mil feridos.
Em fevereiro deste ano, a administração Obama adiou a aprovação ou não dessa proposta. Porém, de acordo com a notícia, o secretário LaHood enviou documento por escrito à época às partes interessadas afirmando que a decisão seria tomada até 31 de dezembro de 2012.
Há preocupação por parte das montadoras, especialmente em relação a dois pontos: o prazo - uma vez aprovada, a resolução valeria já a partir de 2014 - e o aumento nos custos de produção. Estudos indicam que, em média, a inclusão da câmera de ré poderia encarecer a fabricação em US$ 163 por veículo.
por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)
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