segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

GM e VW brigam pela liderança na China


Mercado local de carros crescerá 10% em 2013

A disputa pelo primeiro lugar no maior mercado de automóveis do mundo deve ficar entre General Motors e Volkswagen AG em 2013.

O conglomerado alemão não ocupa o primeiro lugar na China desde 2004, mas tem grandes chances de voltar ao lugar mais alto do pódio no ano que vem, quando deve vender 2,7 milhões de veículos por lá, segundo a agência de notícias Automotive News. 

A estimativa é feita com base em um levantamento feito pela consultoria especializada JSC Automotive Consulting, levando em consideração o lançamento de oito modelos inéditos ou reestilizados, incluindo os novos Santana e Golf e o repaginado Audi Q3. A GM é a atual líder no mercado chinês, e prepara a chegada do Cadillac XTS e de três novos modelos Opel. 

Ambas apostam no crescimento das vendas de automóveis de passeio na China, que devem subir aproximadamente 10% em 2013, segundo analistas consultados pela Bloomberg News.

No mundo, a Toyota deve reassumir a liderança perdida pela Volkswagen em 2012, sendo que a marca alemã briga com a GM pelo segundo lugar global. A empresa japonesa diz que pode vender 9,91 milhões de veículos neste ano, batendo um recorde de unidades comercializadas. No entanto, a Toyota ainda tem dificuldades se firmar na China, mercado este dominado por suas rivais.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

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