segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Época de férias impulsiona a realização da revisão veicular


Gerente de Serviços da Copagra, Luis Filipe Mendes Oliveira, dá dicas sobre o que precisa ser observado no veículo antes da saída para as férias.

O mês de dezembro chegou e com ele a habitual correria de final de ano. Com os preparativos para a chegada do Natal e Réveillon e, principalmente, das férias, muitas pessoas acabam tendo que resolver diversas coisas ao mesmo.

Além de ficar atento ao funcionamento das peças do carro, é fundamental que o condutor consulte o manual do veículo, para evitar os acertos inadequados ao sistema do automóvel. Outro ponto relevante é o lugar onde a checagem será realizada, já que recorrer às oficinas não especializadas pode ocasionar futuros problemas. Para auxiliar as pessoas que farão a revisão nas próximas semanas, o Gerente de Serviços da Copagra, Luis Filipe Mendes Oliveira, dá dicas sobre o que se deve checar no momento de ir até a concessionária.

Limpadores

Limpadores de para-brisas: Apesar de ser algo relativamente simples, as palhetas dos limpadores devem ser checadas, pois em caso de chuva, o mau funcionamento da peça impedirá que o condutor tenha uma boa visibilidade da pista.

Luzes

Fundamentais para a sinalização no trânsito, as luzes de freio, faróis (alto e baixo) e pisca-alerta precisam estar em pleno funcionamento. Em situações de baixa visibilidade, como à noite e em tempo chuvoso, a falta deles pode provocar acidentes. Além disso, problemas nesses itens são passíveis de multa.

Ferramentas obrigatórias

A presença da chave de roda, macaco e triângulo também é necessária para eventuais incidentes das viagens. Outro item importante é o extintor, que precisa estar dentro da validade.

Pneus

Viajar com pneu “careca”, isto é, com baixa aderência ao solo, é perigoso. O mau estado provoca instabilidade na condução durante a chuva e torna o objeto mais suscetível a avarias. Vale destacar que a calibragem correta do pneu também faz a diferença durante a viagem. A má conservação dos pneus também é passível de multa, com o carro podendo ser recolhido até a regularização.

Freios

O sistema de freio, fluido de freio, disco e pastilhas, é um dos itens mais importantes para se checar durante a revisão veicular. Qualquer problema nessa área do veículo pode ameaçar a vida do condutor do carro, dos passageiros e de demais automóveis da estrada.

Óleo

Durante a revisão, é importante checar a condição do óleo do motor. O ideal é chegar à concessionária sabendo se o carro está no período indicado para a troca, bem como o tipo de óleo que deve ser usado no motor em questão. O descuido com a troca de óleo pode provocar desde pequenas avarias até a perda total do motor.

Sobre a Copagra

A Copagra é uma concessionária gaúcha representante da Ford em Porto Alegre. Fundada em 1963, a empresa é uma das mais tradicionais do setor na capital e conta com três lojas na cidade, nas zonas: Central, Norte e Sul. Ao longo dos seus 49 anos de existência, todos sob o comando de uma gestão familiar que se encontra atualmente na quarta geração, a Copagra já vendeu mais de 100 mil automóveis. Entre alguns dos reconhecimentos já concedidos à empresa destaca-se o Chairman’s Award, prêmio máximo da montadora americana para a concessionária com o maior índice de satisfação dos clientes.

por Correio Mecânico (www.blog.correiomecanico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário