No frio, o sistema de partida precisa de mais força para fazer o veículo ligar, exigindo mais da bateria e do sistema elétrico, levando-se em conta que os lubrificantes do motor ficam mais densos, que as peças do carro apresentam menor folga e que há cada vez mais componentes eletroeletrônicos agregados. Por isso, antes que o inverno chegue, é recomendável que seja feita uma revisão para evitar possíveis problemas.
Quem alerta para o fato é o engenheiro de aplicações das Baterias Heliar, Marcos Randazzo, que ressalta que a inspeção periódica da carga da bateria e do sistema elétrico deve fazer parte da manutenção habitual do veículo. Apesar de a bateria não demandar manutenção, ela precisa de cuidados especiais, assim como o alternador, o motor de partida e o regulador de tensão.
O engenheiro comenta que a manutenção do sistema elétrico também envolve o estado dos fios: um fio desencapado em contato com a chapa da carroceria, por exemplo, causa fuga de energia e, consequentemente, a redução da vida útil da bateria – assim como a instalação mal feita de sistemas de som, alarmes, sensores de estacionamento, vidros e teto solar elétricos comprometem o funcionamento do sistema, prejudicando diretamente a bateria.
Por isso, em uma troca de bateria, é recomendável que o mecânico certifique-se que está sendo instalada no carro uma bateria de qualidade comprovada e que tenha capacidade idêntica de armazenamento de energia (amperagem/hora ou “Ah”) à do modelo original. Isso evita problemas futuros, especialmente com relação ao potencial de partida e à durabilidade do produto.
O meio ambiente também não pode ser esquecido no processo: a peça descartada deve ser encaminhada ao processo de reciclagem através da fábrica.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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