A Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, Anfamoto, está em uma luta ativa com os órgãos responsáveis para normatizar de forma eficaz seus produtos. Saiba como estão essas discussões
Peças e acessórios regulamentados são importantes para toda a cadeia de motos. Isto é necessário para que os motoristas tenham mais segurança, assim como para os fabricantes e atacadistas, que contarão com produtos de mais qualidade. A Anfamoto, Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, desde sua criação levanta a “bandeira” da normatização de motopeças.
A discussão é antiga e continua em voga no legislativo e executivo do governo. Para esclarecer sobre cada normatização das motopeças, a entidade publicou em sua revista para o setor uma reportagem que explica como está o andamento dessas negociações e o que seus diretores estão planejando para agilizar esses processos.
Segundo a entidade, apenas os capacetes e baús são regulamentados com normas muito claras pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), mas outras peças não. Um exemplo são os acessórios esportivos. O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), junto com o Contran, é responsável por este segmento, mas não existe nenhuma legislação ou regulamentação no território nacional para muitos desses produtos.
O escapamento esportivo é um desses casos. A única restrição quanto a este acessório é seu nível de ruído – que deve estar dentro dos 99dB. Mas de acordo com Carlos Alberto Soares, diretor Setorial de Escapamentos da Anfamoto, é preciso ficar atento à degradação deste produto, que sempre é exposto a condições extremas, como enchentes, por exemplo. Por este motivo, a entidade e seus representantes foram a Brasília tentar protocolar normas para o seu uso. A iniciativa deu certo e agora o Conama autorizou estudos em seu departamento técnico para aprofundar ainda mais essa discussão e criar normas claras.
Outro setor da Anfamoto que está constantemente em debate para essa normatização é o de Importados. De acordo com a entidade, recentemente foi publicado um referendo de requisitos de avaliação da conformidade para componentes automotivos, através da portaria Inmetro/MDIC nº 448, que apresentou ponderações e sugestões que visam à implementação e eficácia do Programa de Avaliação de Conformidade, o PAC.
Segundo o diretor Setorial de Importados, Idalberto Luiz Moro, esse é um programa que ressalta a importância do trabalho da Anfamoto. Esse estudo contempla as seguintes autopeças: amortecedores, suspensão, bomba elétrica de combustível, terminais de direção, barras de ligação, conjunto de barras axiais, buzinas, pistões, pinos, anéis de retenção e de pistão, bronzinas, lâmpadas e cintos de segurança.
A discussão é antiga e continua em voga no legislativo e executivo do governo. Para esclarecer sobre cada normatização das motopeças, a entidade publicou em sua revista para o setor uma reportagem que explica como está o andamento dessas negociações e o que seus diretores estão planejando para agilizar esses processos.
Segundo a entidade, apenas os capacetes e baús são regulamentados com normas muito claras pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), mas outras peças não. Um exemplo são os acessórios esportivos. O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), junto com o Contran, é responsável por este segmento, mas não existe nenhuma legislação ou regulamentação no território nacional para muitos desses produtos.
O escapamento esportivo é um desses casos. A única restrição quanto a este acessório é seu nível de ruído – que deve estar dentro dos 99dB. Mas de acordo com Carlos Alberto Soares, diretor Setorial de Escapamentos da Anfamoto, é preciso ficar atento à degradação deste produto, que sempre é exposto a condições extremas, como enchentes, por exemplo. Por este motivo, a entidade e seus representantes foram a Brasília tentar protocolar normas para o seu uso. A iniciativa deu certo e agora o Conama autorizou estudos em seu departamento técnico para aprofundar ainda mais essa discussão e criar normas claras.
Outro setor da Anfamoto que está constantemente em debate para essa normatização é o de Importados. De acordo com a entidade, recentemente foi publicado um referendo de requisitos de avaliação da conformidade para componentes automotivos, através da portaria Inmetro/MDIC nº 448, que apresentou ponderações e sugestões que visam à implementação e eficácia do Programa de Avaliação de Conformidade, o PAC.
Segundo o diretor Setorial de Importados, Idalberto Luiz Moro, esse é um programa que ressalta a importância do trabalho da Anfamoto. Esse estudo contempla as seguintes autopeças: amortecedores, suspensão, bomba elétrica de combustível, terminais de direção, barras de ligação, conjunto de barras axiais, buzinas, pistões, pinos, anéis de retenção e de pistão, bronzinas, lâmpadas e cintos de segurança.
por Patrícia Larsen (Revista Mercado Automotivo) com adaptações
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