sábado, 25 de junho de 2011

A demanda dos pivôs de suspensão no segmento da reposição

 
Estima-se que serão consumidos 4,5 milhões de unidades em 2011

O sistema de suspensão tem função importantíssima no automóvel. É ele, com o conjunto de seus componentes, que mantém a aderência do veículo ao solo, absorve as irregularidades do terreno e garante a estabilidade do veículo, além de contribuir com o conforto de motoristas e passageiros. Entre os principais componentes do sistema de suspensão estão os pivôs de suspensão, que fazem a ligação entre o chassi e as partes não suspensas do veículo.

Eles recebem grandes cargas e esforços durante a movimentação e, em alguns casos, também suportam o peso do veículo. A quebra de um pivô consiste no desligamento do cubo de roda à suspensão. Com o veículo em movimento, poderá causar sérios acidentes. Com a quebra do pivô a roda normalmente cai.

O Instituto de Pesquisas Photon realizou recentemente uma pesquisa de mercado identificando os principais fabricantes, o market-share estimado de cada um, aspectos relacionados a comportamento de consumo e até relação de troca. Neste estudo de produto foi possível identificar aspectos interessantes como, por exemplo, a relação de troca maior dos pivôs do lado direito da suspensão comparados aos pivôs do lado esquerdo já que, por reflexo do condutor, há uma incidência maior da roda do lado direito do veículo cair em buracos.

Através de ferramenta eletrônica que relaciona a frota circulante por modelo de veículo, a Marknet Marketing calcula o tamanho do mercado demandante de pivôs de suspensão. Estima-se que 4,5 milhões de unidades serão demandadas em 2011.

O estudo do Instituto de Pesquisas Photon trabalhou o detalhamento calculando a demanda por item de peça com código original mais três códigos de reposição (marcas líderes), considerando os principais itens de demanda da linha, além de segmentar a demanda de pivôs em 160 megarregiões de vendas do País, para veículos da linha leve e também de pesados. O estudo foi complementado com aplicação de pesquisa de profundidade aplicada junto a lojistas, centros automotivos e mecânicos aplicadores, num total de 108 entrevistas.

por Sérgio Duque (Revista Mercado Automotivo)

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