O corpo de borboleta ou corpo de aceleração é contaminado em diferentes situações, como utilização de combustíveis adulterados ou excesso de óleo no cárter. Tal dano pode causar problemas, principalmente, no regime de marcha lenta. Para evitar o problema, é importante realizar a limpeza do componente.
Para isso, leve o veículo em uma oficina de confiança. As dicas abaixo vão para os reparadores automotivos que trabalham com os motores Fire 1.0 e 1.3 8 V.
1Inspeção visual:
- Desligue o motor e desloque a mangueira de tomada de ar. Observe se há resquícios de óleo;
- Agora, monte a tomada de ar, ligue o veículo e deixe-o em marcha lenta, até que ele atinja o regime de funcionamento, temperatura superior a 90°C e duas inserções do eletroventilador do radiador.
2. Limpeza do corpo de borboleta ou aceleração:
- Remova o corpo de borboleta montado (tome cuidado com a posição e os seguintes componentes: conector do sensor de posição da borboleta, conector e eixo da Ogiva do atuador de Marcha lenta);
- A posição correta para limpeza é na vertical, em repouso (Hard-stop) e/ou totalmente aberta (WOT);
- Ela pode ser limpa ainda na posição inclinada e totalmente aberta (WOT);
- Com auxílio de um pincel com cerdas macias, realize o procedimento de limpeza.
É importante posicionar o corpo de borboleta na vertical para que não haja escoamento do líquido durante o procedimento, pois, assim, o atuador de marcha lenta e o sensor de posição da borboleta estarão voltados para cima.
No caso de contaminação destes componentes, poderá haver falhas e/ou irregularidades no funcionamento do sistema de injeção do veículo.
3. Reconhecimento da posição de marcha lenta:
- Instale o corpo de borboleta no motor e efetue o reset no atuador de marcha lenta, realizando 5 manobras de chave de ignição, posições marcha/stop, com tempo de 5 segundos na posição marcha e 20 segundos na posição stop.
por Redação SETE
Nenhum comentário:
Postar um comentário