Carro foi um dos mais vendidos da história da marca
Os fãs de carros antigos comemoram nesta quarta-feira, 22 de junho, o Dia Mundial do Fusca. A data não foi escolhida por acaso, já que foi no dia 22 de junho de 1934 que o projeto do modelo mais famoso da Volkswagen recebeu o aval para virar realidade.
Por aqui, o “besouro” começou a ser fabricado em 1959, no complexo da VW em São Bernardo do Campo. No entanto, o carro já era feito no Brasil desde o início dos anos 50 pela empresa Brasmotor, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema de CKD (Completely Knocked Down, ou completamente desmontados).
Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Isso porque, sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu com a marca de 3,3 milhões de unidades vendidas. No mercado brasileiro, a histórica marca só seria superada vários anos depois pelo Gol.
Após ser descontinuado no Brasil, o único país que continuou produzindo o Fusca foi o México. O carro permaneceu em linha até 2003, quando a série Última Edición marcou a aposentadoria definitiva do veterano Volkswagen.
por Vitor Matsubara (Revista Quatro Rodas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário