sábado, 27 de agosto de 2011

CESVI elege os melhores carros em reparabilidade


Citroën conquista quatro prêmios pela primeira vez

O CESVI Brasil apresentou na quarta-feira, 17 de agosto, o ranking CAR Group, que compara modelos da mesma categoria quanto à facilidade e o custo do reparo.

O teste, realizado há 12 anos, consiste em impactos a 15 km/h contra uma barreira sólida, com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita. Os critérios adotados seguem a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repair), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária. Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. A classificação final segue uma escala que vai de 10 a 60, quanto menor o número, melhores as suas características de reparabilidade.

De acordo com Almir Fernandes da Costa, diretor executivo de operações do Cesvi, a premiação também é muito relevante na precificação técnica do seguro. “As seguradoras tendem a oferecer um custo menor para modelos bem classificados no Car Group.”

Os premiados foram divididos em 13 categorias, contando com a estreante dessa edição, a hatch médio off-road, que contou com avaliação do Suzuki SX4, que obteve classificação 22.

Outro destaque dessa edição foi a Citroen, que pela primeira vez conquistou quatro prêmios, com o C3 (hatch compacto), C4 Pallas (sedan médio), C4 Picasso (minivan) e C3 Picasso (minivan compacta). “Considero que esse resultado deve-se a preocupação desde a concepção do automóvel com o custo de reparação”, diz Sérgio Rodrigues da Silva, diretor de peças e serviços da Citroen.

A Volkswagen empatou com marca francesa em número de premiações. Pelo segundo ano consecutivo arrematou quatro primeiras colocações com Novo Fox (hatch compacto), Saveiro (picape compacta), Polo Sedan (Sedan compacto) e SpaceFox (SW compacto).

Confira os campeões:

Hatch compacto 
Citroën C3
Ford Ka
Volkswagen Fox

Hatch compacto off-road 
Renault Sandero Stepway

Hatch médio off-road 
Suzuki SX4

Hatch médio
 
Fiat Bravo

Sedan médio 
Citroën C4 Pallas

Station Wagon
 
Renault Mégane Grand Tour

Utilitário
 
Ford Transit Furgão Curto

Picape compacta 
Volkswagen Saveiro cabine simples

Minivan
 
Citroën C4 Picasso

Picape média 
Chevrolet S10 Cabine Simples

Station Wagon compacta
 
Volkswagen SpaceFox

Sedan compacto 
Volkswagen Polo Sedan

Minivan compacta 
Citroën C3 Picasso

por Isadora Carvalho (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário