Para colocar à prova a aerodinâmica dos veículos, a Ford conta com um laboratório equipado com um ventilador gigante com hélice de 7 metros de largura e 44 pás de fibra de carbono, capaz de simular tempestades de vento de até 240 km/h.
O túnel de vento, o maior da marca nos Estados Unidos, permite que os carros sejam submetidos a condições ambientais extremas, como nevasca, calor do deserto, em altas e baixas altitudes.
A finalidade é ajudar o setor de design da montadora a projetar modelos capazes de reduzir o consumo de combustível, o nível de ruído e aumentar a segurança. Identificado com o número 8, é utilizado também pelas subsidiárias da empresa no mundo.
Calibrados para simular testes no mundo real, os túneis de vento reduzem a necessidade de testes na pista, que continuam a ser feitos para confirmação final. A tecnologia pode simular desde rajadas de vento até a rodagem em estradas com temperaturas de 54ºC.
Outra inovação são as salas de aclimatação. Usando uma máquina de produzir neve similar às usadas nas pistas de esqui, os técnicos podem criar uma tempestade de neve de 130 km/h, por exemplo, para garantir que a entrada de ar do motor não ficará bloqueada.
por Portal o Mecânico (www.omecanico.com.br)
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