sábado, 27 de agosto de 2011

Plano de Eike de construir fábrica de carros com Nissan volta à tona


Diretor da Nissan confirma que bilionário e empresa continuam negociando

A montadora japonesa Nissan e o bilionário Eike Batista continuam negociando uma parceria. A notícia já havia circulado pela imprensa no início deste ano, e foi confirmada na última terça-feira (23/8) pelo diretor operacional da montadora, Toshiyuki Shiga, à agência de notícias Bloomberg.

O executivo não detalhou o teor das conversas, mas desde que o assunto veio à tona, os rumores apontam para a possível construção de uma fábrica da Nissan no Porto de Açu, que pertence a Eike.

A avaliação é que a fábrica da Renault no Paraná já está no limite de sua capacidade produtiva. Instalada em São José dos Pinhais, a planta pode produzir 43.000 automóveis por ano. A Renault pertence ao mesmo grupo da Nissan, e ambas são comandadas pelo brasileiro Carlos Ghosn.

Eike estaria disposto a investir cerca de 1 bilhão de dólares na construção da nova fábrica. Em janeiro, as informações eram de que a unidade poderia fabricar o carro elétrico na Nissan, o Leaf. Mas o próprio Ghosn veio a público, depois, afirmar que o Leaf só seria viável no Brasil com subsídios públicos – e o governo fez que não ouviu.

por Márcio Juliboni (Exame.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário