O conselho editorial do Jornal oficina Brasil se reuniu no Auto Elétrico Torigoe para avaliar a família Palio equipada com motor 1.6 16v.
Nos modelos produzidos a partir de 2001, apenas as linhas Weekend e Strada continuaram a utilizar esta motorização, que teve diâmetro e curso dos pistões modificados.
Vamos as principais considerações feitas pelos conselheiros.
Motor
A informação básica que o reparador precisa ter em mente (quanto a mudança de motores) é a de que os motores antigos utilizavam pistões de 81 mm enquanto os modernos passaram a 86 mm, por isso atenção no momento da compra.
A informação básica que o reparador precisa ter em mente (quanto a mudança de motores) é a de que os motores antigos utilizavam pistões de 81 mm enquanto os modernos passaram a 86 mm, por isso atenção no momento da compra.
Ainda no motor, atenção para a polia de desvio da correia dentada, que na época sofreu um recall, pois permitia que a correia deslizasse para a parte de fora do motor.
As que substituiram possuiam uma aba para impedir o deslizamento da correia.
A polia tensora da correia dentada já possui fama devido a alta incidência de quebra após a subsituição. O principal segredo está no parafuso de fixação da mesma, que na hora do aperto pode não estar perfeitamente perpendicular a chapa que o suporta, fazendo com que a polia trabalhe fora de posição.
Tenha muita atenção na montagem, movimente e alinhe (posição de 90 graus em relação a chapa) enquanto rosqueia a porca, até que ela encoste na polia. Verifique também possíveis trincas ou outras avarias na chapa.
Outro cuidado muito importante na troca da correia é com a ferramenta de posicionamento do comando que precisa ser de qualidade. Os conselheiros alertaram para modelos de marcas desconhecidas que deixam o sincronismo totalmente errado, sendo percebido marcha lenta irregular com falhas no começo da aceleração e tempo de injeção alto.
Na hora do abastecimento uma dica simples pode evitar sujeira: remova a vareta de medição do nível. É comum a tubulação de abstecimento encher e o óleo retornar.
Como é comum em motores multiválvulas, se houver vazamentos na junta da tampa, o óleo irá se acumular ao redor das velas. Segundo o conselho não é frequente na junta original, mas sim após um serviço onde se utiliza junta de má qualidade.
Também foi comentado que falhas após lavagem do motor podem acontecer devido ao acumulo de água neste local.
Injeção eletrônica
Uma falha bastante encontrada neste modelo é a quebra do sensor de detonação, que o conselho acredita ser danificado pelo óleo que vaza da tubulação do bocal de abstecimento ou do sensor de pressão do óleo.
Como pode ser verificado nas imagens o sensor recebe diretamente o óleo que escorre por ali e tem a capa de proteção deteriorada, deixando-o exposto. Desconfie deste componente em problemas relacionados a baixa potência e pré ignição.
Quanto a bobina de ignição, confira com atenção se existem trincas em sua carcaça. Esta peça pode causar tanto falhas individuais de cilindro, onde o diagnóstico é mais simples, como também defeitos intermitentes quando o motor está aquecido, com falha em todos os cilindros.
Outro defeito inttrigante acontece na flauta de combustível, quando ocorre uma quebra do direcionador de combustível localizado internamente a mesma. Neste caso irá acontecer perda de pressão de combustível e consequente dificuldade de partida, ou até mesmo estouros no coletor de admissão, sintoma de falta de combustível, causando desconfiança da bomba.
Sistema elétrico
Nos modelos equipados com ar condicionado existem duas resistências, utilizadas para provocar uma queda na tensão enviada para o eletroventilador e assim ter uma velocidade mais baixa.
Quando acontece a queima de uma resistência, não há queda de tensão e o ventilador funciona sempre na segunda velocidade, fazendo com que a temperatura oscile numa faixa maior que a comum, sendo percebida até no ponteiro indicador. Também é possível perceber que o ventilador é acionado diversas vezes.
Um problema muito comum está relacionado ao meu dimensionamento dos cabos positivo e negativo principais do motor, causando aquecimento dos mesmos e dificuldade na partida. É recomendado realizar um reforço com cabos adicionais.
por Murillo (Oficina Brasil)
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