A EcoEnergy, Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis
para Geração de Energia e Eficiência Energética, que realizou sua
primeira edição entre os dias 15 e 17 de setembro, contou com a
apresentação do "carro quadriflex", projeto desenvolvido pelo cearense
Fernando Alves Ximenes.
Apesar de batizado como "quadriflex", o
carro conta com apenas um motor bicombustível comum (gasolina e etanol).
Seu diferencial, na realidade, são os sistemas auxiliares de captação
de energia, solar, com um painel fotovoltaico instalado no teto, que
capta a energia sempre que exposto a luz solar, e eólica, através de
turbinas instaladas na dianteira do veículo, que funcionam quando o
veículo atinge 40 km/h.
A energia das fontes alternativas
alimenta sistemas periféricos como ar-condicionado e rádio. Isso, no fim
das contas, ajuda a economizar a energia resultante da combustão, o que
contribui para a economia de combustível no motor a combustão.
Quando
não usada totalmente, essa energia é armazenada na bateria do carro.
Apesar de o modelo exposto ser um Fiat Uno, Ximenes garante que a tecnologia pode ser aplicada a qualquer carro.
por Natali Chiconi (Quatro Rodas)
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