domingo, 25 de setembro de 2011

Carro que dispensa motorista roda pelas ruas da Alemanha


Veículo é controlado apenas por sistemas de computador

O “carro sem motorista”, projeto desenvolvido por pesquisadores alemães do Autonomos Labs, foi submetido, na última terça-feira (20/09), a diversos testes pelas ruas de Berlim, na Alemanha.

Controlado por um scanner de 360 graus, aliado a um GPS, o veículo dispensa motorista e é totalmente guiado por computador, fazendo todas as manobras apenas baseado nas coordenadas obtidas.

Como o sistema ainda está em fase de desenvolvimento, por precaução um assistente senta atrás do volante para monitorar os movimentos do veículo sem, no entanto, interferir em sua condução.

O projeto do carro sem motorista faz parte de uma iniciativa do Grupo de Inteligência Artificial da Universidade Livre de Berlim e tem como objetivo trabalhar em um sistema modular para a operação de veículos autônomos e semi-autônomos.

Entre outros projetos desenvolvidos pelo grupo estão o táxi autônomo, que pode ser chamado via iPad, o veículo movido apenas por sensores instalados no olho do motorista e o carro movido por ondas cerebrais.

por Natali Chiconi (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário