domingo, 25 de setembro de 2011

Perigo: tapete veicular esconde armadilhas debaixo dos pés


A Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - testou 31 tapetes automotivos com o intuito de avaliar as condições de segurança que trabalham esses componentes. Foram avaliadas peças genuínas, originais e paralelas de 11 carros populares: Peugeot 207, Citroën C3, Celta, Clio, Corsa, Fiesta, Fox, Gol, Ka, Palio e Uno. Após a avaliação, todos os produtos analisados foram reprovados sob o risco de causar acidentes.

Dos 31 modelos testados, 29 afetaram o funcionamento correto do acelerador, uma vez que o pedal pode ficar preso no tapete, fazendo com que, em uma ultrapassagem, o motorista não alcance a velocidade necessária para a operação, causando acidentes. De acordo com a entidade, apenas os modelos do C3 e o original do Uno tiveram classificação positiva no quesito avaliado.

Outro item testado foi a utilização dos freios. Nenhum dos modelos apresentou falhas no funcionamento do pedal de freio. Já no pedal da embreagem, sete peças não tiveram desempenho positivo: os dois modelos do Uno (genuíno e paralelo), o paralelo do Palio, os três do Fiesta e o original Unicol do Peugeot 207.

Na verificação se os tapetes mudam de posição ou sofrem deformação na entrada e saída do motorista, quatro deles foram reprovados. Foram classificados como “ruim” os modelos paralelos do Celta, Clio, Corsa (Street S0003) e Fiesta (Street S0002).

Apenas sete dos modelos avaliados apresentam fixação, presilhas ou velcro, porém, isso não impede que o tapete não saia do lugar durante o trajeto. Ao final das pesquisas, a Proteste concluiu que o ideal seria não fazer uso de tapetes, uma vez que nenhum dos modelos testados teve qualificação maior que “aceitável”.

Entendendo os termos:

Genuínos: O fabricante obtém uma autorização da montadora para produzir e a mesma submete esse tapete a um controle de qualidade.

Originais: São homologados pela montadora do veículo, mas não são submetidos ao mesmo padrão de controle de qualidade que os genuínos.

Paralelos: São produtos vindos de fabricantes sem nenhum vínculo com a montadora. Um mesmo tapete pode ser comercializado para uso em diferentes modelos de carro, de diferentes montadoras.

Fonte: Imprensa Proteste

Nenhum comentário:

Postar um comentário