quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Você sabe usar a embreagem corretamente ?


A embreagem é um dispositivo instalado entre o motor e a caixa de câmbio. Ela é responsável pelo engate e desengate de marchas do motor da transmissão, utilizando para isso os discos de fricção. A embreagem faz a conexão entre o motor e o câmbio, possibilitando a movimentação do veículo.

Conforme a necessidade de condução, ela se acopla ou se desacopla do motor, para reduzir ou aumentar as marchas. O uso correto da embreagem possibilita um ganho em sua vida útil, evitando gastos desnecessários e supresas desagradáveis quando ocorre um desgaste prematuro, por exemplo. Por isso, veja como utilizar adequadamente esse componente tão útil, quanto fundamental, aos veículos de câmbio mecânico:
 
- Nunca descanse o pé esquerdo sobre a embreagem, pois isso pode provocar um aquecimento do sistema, levando ao desgaste do componente.

- Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha.

- Nunca arranque com o veículo em 2ª marcha, mesmo estando em um declive.

- Ao parar em uma rampa, aguardando a abertura do semáforo ou a travessia de um cruzamento, por exemplo, utilize sempre o freio de serviço. Nunca segure o carro fazendo controle de embreagem por muito tempo,  isso provoca um desgaste excessivo do disco.

- Não arranque o veículo bruscamente, acionando marchas sem respeitar o tempo de resposta do motor.

- Ao se deparar com uma velocidade compatível, nunca reduza ou aumente as marchas de maneira brusca na tentativa de aumentar o torque ou alterar a rotação do motor. Assim como também devem ser evitadas reduções bruscas de velocidade, seja utilizando freio de serviço, seja utilizando o freio motor.

- A capacidade de carga do veículo deve ser respeitada. As montadoras disponibilizam esta informação no manual de uso e manutenção do automóvel. Ao carregar peso acima do limite especificado pelo fabricante, há risco de diminuir a vida útil da embreagem, bem como afetar o seu correto funcionamento.
 
por Redação SETE com Mecânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário