sábado, 17 de dezembro de 2011

AEA faz balanço positivo do ano

Entidade quer assumir mais dinamismo em 2012

Entidade quer assumir mais dinamismo em 2012

Em seu último evento de 2011, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) apresentou um resumo das atividades que foram realizadas ao longo do ano. Para Antonio Megale, presidente da entidade desde setembro, o saldo dos últimos 12 meses foi muito positivo tanto pela quantidade de eventos organizados pela AEA quanto pela ampliação do quadro de profissionais.

"Nessa gestão 2011/2012, elegemos 36 diretores que vieram de montadoras, sistemistas, do setor de autopeças, universidades, governos e de outras associações. Além disso, 14 novos diretores foram eleitos para trabalhar em nossas comissões técnicas", comenta Megale, que também lembrou que a entidade lançou uma política para atrair novos associados no país e também no exterior.

Dos sete eventos organizados pela associação, que contaram com mais de dois mil participantes, o presidente destacou a importância do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA), do Prêmio do Meio Ambiente e do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos.

"Outro ponto relevante de 2011 foram os 20 cursos, com 385 inscritos, em diversas áreas do setor automotivo. Isso representa um aumento de 20% no número de cursos que a entidade oferecia. Nessas aulas, contamos com a parceria de empresas e outras entidades", afirma Megale.

A criação de duas novas comissões técnicas, voltadas para a Eficiência Energética e para a Inspeção Técnica Veicular, também mereceu destaque. Além delas, a AEA dá continuidade a outras comissões, que tratam de Reciclagem Veicular, Segurança Veicular, Acreditação de Laboratórios em Emissões (Veículos Leves e Motos), Combustíveis Renováveis, Eletroeletrônica, Emissões de Veículos Leves, Telemática e Lubrificantes/Fluidos. Há também a instituição dos grupos de trabalhos de Fluidos de Freio, RAC – Requisito de Avaliação da Conformidade do Inmetro e de Ruídos.

"Nosso objetivo é reposicionar a entidade como referência do setor, ao imprimir mais dinamismo, mais profissionalismo e transparência". Parte importante desse objetivo já foi conquistada ao longo do ano, quando a entidade retomou o intercâmbio com a Fisita (International Federation of Automotive Engineering Societies), estreitou o relacionamento com os governos federal, estadual e municipal, participou da Semana Automotiva da Poli-USP, instituiu o Prêmio "Jovem Engenheiro Automotivo" e, finalmente, participou das câmaras temáticas do Contran/Denatran.

Falando em referência, a AEA também está organizando um sistema de dados para facilitar o trânsito de informações na cadeia automotiva e sua consulta por parte da sociedade. Para o próximo ano, a associação realizará o evento Masterclass/Engenheiros Para o Futuro, a ser liderado por Renato Romio, diretor do Instituto de Engenharia Mauá e também da AEA, e também, em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o workshop "Sistemas Inteligentes no Transporte e no Trânsito", ambos em maio, além de outras importantes atividades para a engenharia automotiva brasileira. 

por Igor Thomaz (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário