Com a chegada das férias, dobra-se a necessidade de realizar
manutenção preventiva. Para que haja problemas nas viagens de final de
ano, a NGK recomenda que também seja feita a revisão periódica das velas
e cabos de ignição, a fim de evitar possíveis transtornos na estrada.
A empresa alerta que as velas sejam verificadas a cada 10 mil
quilômetros. Outra dica é consultar o manual do fabricante ou tabela de
aplicação da NGK, com as orientações específicas para cada modelo de
veículo.
Velas de ignição com a vida útil ultrapassada podem gerar uma série
de problemas ao veículo, como queda de rendimento, dificuldades na
partida, falhas no motor, aumento do consumo de combustível e emissão
irregular de poluentes, além de reduzir a vida útil de outros
componentes como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e até o
catalisador.
“Diante destes problemas, caso o mecânico detecte o fim da vida útil
nas velas e cabos de ignição, eles devem ser substituídos. A troca
destas peças é rápida e fácil, mas deve ser feita por um profissional
capacitado, pois a instalação incorreta pode danificar o motor e
comprometer o funcionamento do carro”, afirma Ricardo Namie, chefe da
Assistência Técnica da NGK.
De acordo com a empresa, cada veículo possui um modelo de velas e
cabos apropriado, conforme descrito na Tabela de Aplicação da NGK ou
especificado no manual do proprietário. A utilização de peças
inadequadas também pode comprometer o funcionamento do motor, além de
danificar o sistema de ignição ou o motor do veículo.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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