Peça-chave para o funcionamento do
motor, a correia sincronizadora, também conhecida como correia dentada,
precisa de atenção especial durante a manutenção do carro.
Como outras
peças mecânicas, as correias possuem vida útil limitada e precisam ser
substituídas periodicamente, conforme recomendações dos fabricantes
expressas no manual dos veículos.
A principal função da correia é manter a sincronia entre o virabrequim e o comando de válvulas, que são os principais eixos do motor. Com a quebra da peça ocorre a interrupção na sincronia do conjunto, resultando na parada total do veículo .
Em alguns casos, os prejuízos podem ser
maiores e se estender para o motor, chegando a uma diferença de custo
que pode ser até 100 vezes maior do que a troca da peça.
A
Bosch recomenda que, durante a troca da correia, seja também avaliado o
estado das polias e dos tensionadores, para assim garantir a eficiência
da peça e evitar seu desgaste precoce. "A manutenção das correias
precisa ser realizada por mecânicos especializados, para não causar
problemas de quebra em caso de má instalação, montagem incorreta,
tensionamento inadequado, presença de resíduos e óleo por falta de
limpeza durante a troca", alerta Daniel Angelo, especialista em conceito
de oficinas da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch.
por Assessoria de Comunicação Bosch / Redação Sete
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