sábado, 17 de dezembro de 2011

CEO da BMW confirma fábrica no Brasil

Fábrica da BMW em Munique

O grupo BMW, maior fabricante de veículos de luxo do mundo, vai montar uma fábrica no Brasil para ajudar a sustentar o recorde no crescimento das vendas, alcançado em 2011. Essa informação veio diretamente do CEO da marca, Norbert Reithofer, em coletiva à imprensa perto do "QG" da marca, em Munique (Alemanha). Segundo o site Automotive News Europe, Reithofer afirmou que a BMW ainda está decidindo o local onde a fábrica irá se instalar no país, e que a unidade contribuirá decisivamente para que a marca consiga atingir a meta de 2 milhões de carros vendidos até 2020.

Reithofer disse que as vendas crescerão nos EUA, China e Europa no ano que vem, a menos que a economia mundial vacile. “Estamos melhor preparados para uma crise potencial do que durante a recessão de 2009, por causa dos custos de produção mais baixos e um maior suporte financeiro”. O chefão da fábrica bávara também reiterou que o lucro em 2011 irá “aumentar significamente” para um recorde, e que o ganho bruto (sem considerar impostos e juros) será de pelo menos 10% das vendas totais.

O grupo BMW vem considerando construir uma fábrica no Brasil há meses, visando equilibrar o crescimento e evitar a dependência excessiva de um mercado único. O grupo alemão, que reúne os veículos de BMW, Mini e Rolls-Royce, tem como objetivo defender a sua liderança no segmento de luxo no mundo inteiro das concorrentes Audi e Mercedes-Benz, que tanto prometem tomar o primeiro lugar. Em setembro, durante o Salão de Frankfurt, o diretor mundial de vendas da montadora, Ian Robertson, já havia indicado o Brasil como forte candidato a receber uma fábrica da BMW – o executivo chegou a falar na futura linha de compactos de luxo.

Enquanto isso, deste lado do oceano Atlântico, a filial brasileira da BMW ainda não confirmou as declarações do CEO, nem as desmentiu. A BMW do Brasil limitou-se a dizer que há grandes chances de o país passar a produtor de carros da marca (em vez de importador), e que um comunicado oficial do presidente brasileiro, Jörg Henning Dornbusch, será feito em breve. Vale lembrar que, em meados de outubro, Dornbusch se encontrou com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para tratar de "assuntos estratégicos". 

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário