A fabricante de escapamentos e catalisadores Mastra oferece algumas
dicas para identificar problemas no sistema de exaustão e realizar a
troca no tempo certo. De acordo com a marca, quando o carro apresenta
excesso de ruído, o proprietário deve ir a uma oficina para diagnosticar
o defeito.
A empresa afirma que geralmente os barulhos são caracterizados por
sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias
ao trocar marchas, entre outras. Outro indício de problema ocorre quando
o veículo está com baixo rendimento ou com excesso de consumo de
combustível.
Outra recomendação é sempre acompanhar a quilometragem do carro, já
que a durabilidade mínima de um catalisador é de 40 mil km. Na hora da
análise, o mecânico deve procurar por danos ou furos em todo o conjunto.
Caso haja corrosões ou danos na estrutura interna dos abafadores e
silenciosos, soldar o local rompido não é suficiente para que o fluxo de
gases internos seja direcionado da maneira correta, já que afeta a taxa
de contra-pressão de trabalho do motor.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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