São Paulo acaba de ganhar a maior, mais moderna e uma das mais
eficientes oficinas BMW da América Latina. O prédio, de três andares e
mais de 3.000 metros quadrados de área, ficam em um fácil acesso na
Avenida Ordem e Progresso, localizado na zona oeste da cidade.
O layout do empreendimento é clean e se divide basicamente em três
partes: diagnóstico, mecânica e funilaria. Todos os equipamentos
adquiridos pela Osten são de última geração. "Não poupamos esforços nem
tão pouco capital para trazer ao Brasil o que há de mais moderno no
mundo em termos de oficina” diz o diretor da Osten, Fábio Gomes.
Entre os itens comprados estão: sete elevadores de coluna Rotary
Lifit e sete pantográficos da marca Raven. Os compressores são Kaeser e o
decanter Aquamat CF19. Todos os equipamentos para reparos de peças em
alumínio são da marca Festool.
Para a pintura, a equipe da Osten foi buscar os equipamentos no
mais importante fornecedor do gênero em todo o mundo. A cabine da USI
Itália é do modelo Chronotech DG Touch, ou seja, com um simples toque é
possível fazer diversas programações de acordo com o que esta sendo
pintado. O tamanho da cabine também é outro destaque, com oito metros de
comprimento recebe qualquer tipo de automóvel. Desta forma caso seja
necessário, carros e pecas entram juntas na mesma cabine e são pintadas
ao mesmo tempo evitando assim qualquer diferença na cor do carro.
Como tudo foi pensado para otimizar tempo e melhorar a qualidade
do trabalho a cabine conta ainda com elevador pantográfico que faz com
que os pintores trabalhem em pé e não agachados como na maioria das
oficinas. Desta forma o funcionário trabalha melhor ergonomicamente, se
cansa menos e tem no final do dia um rendimento melhor.
Ao lado da cabine foi instalada a central de preparação de tintas
da Glasurit. Em função disto, com todos trabalham em um mesmo complexo,
evitando a contaminação externa. Com o sistema de ar das salas,
qualquer impureza fica do lado de fora evitando assim, que se passe
qualquer tipo de poeira para a tinta. “O ar que circula ali é tão limpo
que tem a mesma qualidade de uma sala de UTI de um hospital”, diz o
gerente de pós venda da Osten, Adriano Elmor.
Para pintar apenas pequenas partes de um carro, foram montada
outras quatro salas exclusivamente para isso. Elas possuem cortinas
controladas por controle remoto, elevadores pantográficos e equipamentos
hidráulicos que lixam e ao mesmo tempo sugam os resíduos. Mesmo assim
se alguma impureza, por menor que seja, não tenha sido sugada pelos
equipamentos, o chão destas salas possuem um sistema de aspiração que
elimina por completo qualquer partícula que tenha ficado no ar.
Um sistema de infravermelho percorre toda sala enquanto um
programa de computador faz a peça secar na mesma temperatura que a
original de fábrica. Esse sistema desliga-se automaticamente assim que a
peça é seca na temperatura correta, evitando qualquer tipo de dano à
pintura.
A modernidade dos equipamentos é tão grande que a Osten é a única
concessionária em todo o Brasil homologada pela BMW a realizar reparos
em carros de carroceria de alumínio. Um boxe foi deixado exclusivamente
para essa finalidade, já que os equipamentos para essa finalidade têm
que ser específicos, uma vez que as peças em alumínio requerem cuidados
especiais por que durante o processo de lixamento elas podem se tornar
explosivas.
Na parte de funilaria e pintura, a Osten teve autorização da BMW
para trabalhar com outras marcas. É uma área carente no Brasil, onde
proprietários de super esportivos e carros de luxo não têm onde reparar
seus veículos. “O Brasil tem demanda para esse tipo de Oficina, pois
todos os clientes que possuem carros maravilhosos sentem-se mais
tranqüilos quando vêem uma estrutura como essa para deixar seus
veículos” diz o gestor da área. “E lá teremos muito cuidado e faremos os
reparos com muita qualidade”, completa Gomes.
Nosso objetivo é atingir em cheio o segmento Premium, pois o
nosso mercado é carente de bons serviços e atendimento. Este segmento
abrange as marcas como BMW, Mercedes, Audi, Ferrari, Porsche e todos os
outros importados de luxo”, diz Rodrigo Pando, que cuida do marketing da
Osten.
A toda essa tecnologia e modernidade são também empregadas em uma
área onde o cliente nem vê, mas que nem por isso e menos importante: a
da sustentabilidade. Desde a construção da oficina a direção da Osten
determinou que todo o projeto fosse socialmente responsável. Assim desde
o ar que se respira em algumas áreas, passando pelos canos de
escoamento de resíduos até a retirada de óleo dos carros, tudo foi feito
para não agredir o meio ambiente. Até o óleo que sai misturado dos
compressores é separado por um filtro. Enquanto a água limpa vai direto
para o esgoto, o óleo, em proporções mínimas é levado diretamente por
tubulações especiais até um depósito que fica do lado de fora da oficina
onde é armazenado em um recipiente a espera da retirada por um caminhão
apenas para essa finalidade.
Esses pequenos detalhes mostram a
preocupação da Osten com o meio ambiente. “Já seguimos aqui na Osten a
norma Euro 6 que ainda não esta vigente no país. Uma das nossas alegrias
é saber que estamos muita a frente dos outros também na parte
ecológica”,diz Adriano Elmor.
Por tudo isso que a partir da inauguração desta oficina, a Osten passa a
ser referência com diversos diferencias aos poucos concorrentes
nacionais entre eles, a qualidade amparada por umas maiores fábricas de
carros de luxo do mundo e a maior velocidade nos reparos. “O cliente
pode deixar o carro conosco pela manhã e retirá-lo à tarde, seja para
uma simples revisão ou para pequenos reparos ou pequenas
pinturas”completa Adriano Elmor.
“Para o grupo é a realização de um sonho que planejamos por longo
tempo para realizar e agora é realidade. A nossa Empresa nos deu a
retaguarda para hoje termos essa estrutura para oferecermos o que há de
melhor em tecnologia aos clientes BMW. Estamos muito felizes!” conclui o
diretor da Osten, Fábio Gomes.
por Portal Fator Brasil (www.revistafator.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário