Apesar da preocupação em poluir menos, modelos não perderam o tradicional desempenho esportivo |
Objetivo é mostrar que reduzir emissões não prejudica a esportividade da marca
A divisão esportiva da BMW
– conhecida pela letra “M” – anunciou na última quinta-feira (26) o
lançamento de modelos equipados com motor movido a diesel na Europa.
Pela primeira vez, um BMW preparado pela M usará motor diesel. O grupo de estreantes é formado pelo sedã M550d XDrive, a perua M550d Touring XDrive e os utilitários esportivos X5 M50d e X6 M50d.
E mais: esses quatro modelos estreiam o motor 3.0 litros seis cilindros
em linha sobrealimentado por três turboscompressores e dotados de
injeção de duto único, que opera em 2.200 bar.
O
resultado dessa combinação são 381 cv de potência (entre 4.000 e 4.400
rpm) e um torque pesado de 75,5 kgfm, liberado por inteiro entre 2.000 a
3.000 rpm. Nos quatro modelos o motor é gerenciado pelo câmbio
automático de oito velocidades. As velocidades máximas, como de costume,
são limitadas a 250 km/h. E a preparadora da fábrica bávara conseguiu
atingir resultados impressionantes: a X5M acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 s, a X6M faz em 5,3 s, enquanto a perua M550d Touring faz em 4,9 s e o sedã chega em apenas 4,7 s.
O objetivo das versões M Performance, como se sabe, não
é ser econômico. Mesmo assim os números nesse quesito são excelentes,
sobretudo levando em consideração o incrível desempenho. O sedã faz
média de 15,9 km/l, a perua faz 15,6 km/l, o X5 faz 13,3 km/l e seu irmão mais velho X6
faz exatos 13 km/l. Os modelos também contam com suspensão a ar de
nivelamento automático (somente o sedã não recebeu essa tecnologia),
rodas de 19 polegadas (o X6 leva rodas um pouco maiores, de 20
polegadas) e todo o sistema de entretenimento e segurança que são
tradicionalmente empregados nos carros de luxo da marca.
Esses quatro novos BMW M foram desenvolvidos já que o diesel emite uma quantidade menor de gás carbônico. Para os brasileiros (endinheirados), porém, a novidade está distante: a montadora alemã confirmou que essas versões não serão importadas para cá.
Esses quatro novos BMW M foram desenvolvidos já que o diesel emite uma quantidade menor de gás carbônico. Para os brasileiros (endinheirados), porém, a novidade está distante: a montadora alemã confirmou que essas versões não serão importadas para cá.
por Redação (Auto Esporte)
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