sábado, 28 de janeiro de 2012

BMW M anuncia inédita preparação com motores diesel

Apesar da preocupação em poluir menos, modelos não perderam o tradicional desempenho esportivo

Objetivo é mostrar que reduzir emissões não prejudica a esportividade da marca

A divisão esportiva da BMW – conhecida pela letra “M” – anunciou na última quinta-feira (26) o lançamento de modelos equipados com motor movido a diesel na Europa. Pela primeira vez, um BMW preparado pela M usará motor diesel. O grupo de estreantes é formado pelo sedã M550d XDrive, a perua M550d Touring XDrive e os utilitários esportivos X5 M50d e X6 M50d. E mais: esses quatro modelos estreiam o motor 3.0 litros seis cilindros em linha sobrealimentado por três turboscompressores e dotados de injeção de duto único, que opera em 2.200 bar.

O resultado dessa combinação são 381 cv de potência (entre 4.000 e 4.400 rpm) e um torque pesado de 75,5 kgfm, liberado por inteiro entre 2.000 a 3.000 rpm. Nos quatro modelos o motor é gerenciado pelo câmbio automático de oito velocidades. As velocidades máximas, como de costume, são limitadas a 250 km/h. E a preparadora da fábrica bávara conseguiu atingir resultados impressionantes: a X5M acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 s, a X6M faz em 5,3 s, enquanto a perua M550d Touring faz em 4,9 s e o sedã chega em apenas 4,7 s. 

O objetivo das versões M Performance, como se sabe, não é ser econômico. Mesmo assim os números nesse quesito são excelentes, sobretudo levando em consideração o incrível desempenho. O sedã faz média de 15,9 km/l, a perua faz 15,6 km/l, o X5 faz 13,3 km/l e seu irmão mais velho X6 faz exatos 13 km/l. Os modelos também contam com suspensão a ar de nivelamento automático (somente o sedã não recebeu essa tecnologia), rodas de 19 polegadas (o X6 leva rodas um pouco maiores, de 20 polegadas) e todo o sistema de entretenimento e segurança que são tradicionalmente empregados nos carros de luxo da marca.

Esses quatro novos BMW M foram desenvolvidos já que o diesel emite uma quantidade menor de gás carbônico. Para os brasileiros (endinheirados), porém, a novidade está distante: a montadora alemã confirmou que essas versões não serão importadas para cá.

por Redação (Auto Esporte)

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