Capô aberto com fumaça saindo do
motor do veículo pode ser uma situação comum nas ruas das cidades, mas
uma ocorrência que pode ser facilmente evitada realizando revisões
periódicas no sistema de arrefecimento.
Com a chegada das férias de verão e, consequentemente, das altas
temperaturas, alguns cuidados são necessários para prevenir danos e
gastos desnecessários com os veículos. Com medidas simples e manutenção
periódica nos veículos é possível evitar dores de cabeça durante a
viagem. Uma das partes do motor que merece especial atenção dos
motoristas é o sistema de arrefecimento, que controla a temperatura do
motor.
Inspeções gratuitas, realizadas em 2 mil veículos, revelaram que 44%
deles apresentaram problemas no sistema de arrefecimento, de acordo com
dados do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva. “O motor do veículo gera
calor devido a queima da mistura ar e combustível. Para controlar o
excesso de calor, existe o sistema de arrefecimento que é composto por
diversos componentes que operam interligados, entre eles, líquido de
arrefecimento, válvula termostática, mangueiras, ventoinha, interruptor
térmico, bomba d’água, sensor de temperatura. O líquido de
arrefecimento, mistura de água e aditivo promove o resfriamento do motor
e deve ser mantido sempre no nível indicado no reservatório”, explica o
supervisor de serviços da Nakata, Jair Silva.
Segundo o técnico, para ter maior durabilidade, economia de
combustível, menor desgaste das partes móveis do motor e emitir menos
poluentes, o sistema de arrefecimento deve estar sempre em perfeitas
condições de funcionamento. “É comum observar carros parados no
acostamento com o capô aberto e fumaça saindo do motor por falta de
manutenção preventiva nesse sistema”, comentou.
Todas as peças são fundamentais para que o sistema funcione
adequadamente, cada uma tem sua importância dentro do sistema, daí a
necessidade da prevenção.
O motorista deve estar sempre atento a qualquer anormalidade sob o
risco de provocar graves danos ao motor. “A falta de líquido ou esse
líquido deteriorado podem causar danos ao motor, causando prejuízo
considerável ao proprietário do veículo”, advertiu.
Fabricantes recomendam a checagem do nível de arrefecimento uma vez por
semana, realizar a troca a cada 30 mil km ou uma vez por ano, enquanto
as outras peças devem ser revisadas anualmente. Lembrando que a inspeção
do sistema de arrefecimento precisa ser feita sempre por pessoas
habilitadas e com o carro frio, pois as altas temperaturas podem
ocasionar queimaduras na pessoa que estiver fazendo a revisão.
Caso alguma peça apresente problema deve ser substituída por nova, de acordo com as especificações do fabricante do veículo.
por Majô Gonçalves (Assessoria de Imprensa do SINDIREPA-SP)
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