A Ford lançou um guia rápido com dicas de manutenção de carros
especialmente para mulheres, que será entregue às clientes nos
distribuidores da marca. Elaborada com orientação da revista feminina
Cláudia, da Editora Abril, o encarte traz orientações sobre como
conservar o carro novo por mais tempo.
As informações atendem a todos os motoristas, mas a abordagem do guia é voltada para o público feminino. O encarte aborda temas como alinhamento e balanceamento, bateria, filtros de ar, óleo e combustível, velas, correia, amortecedores, kit de embreagem, entre outros. Também há orientações sobre erros comuns no modo de dirigir, que podem ser prejudiciais ao carro, e sobre a importância de fazer revisões.
Confira algumas dicas do Guia de Manutenção Fácil para mulheres da Ford:
Modo de dirigir
As informações atendem a todos os motoristas, mas a abordagem do guia é voltada para o público feminino. O encarte aborda temas como alinhamento e balanceamento, bateria, filtros de ar, óleo e combustível, velas, correia, amortecedores, kit de embreagem, entre outros. Também há orientações sobre erros comuns no modo de dirigir, que podem ser prejudiciais ao carro, e sobre a importância de fazer revisões.
Confira algumas dicas do Guia de Manutenção Fácil para mulheres da Ford:
Modo de dirigir
-
Dar uma “aceleradinha” antes de ligar o carro só serve para desperdiçar
gasolina e comprometer o motor. O combustível não queimado pode alterar
o óleo das paredes do cilindro do motor e causar danos ao longo do
tempo.
- Deixar o pé sobre a embreagem faz com que o disco esquente, desgastando componentes da transmissão, como platô, rolamento e disco de embreagem.
- Frear bruscamente ao avistar um obstáculo, como um buraco, trava a roda e causa um impacto muito maior, o que acaba sobrecarregando a suspensão e o sistema de freios.
- Arrancadas bruscas aumentam o consumo de combustível, reduzem a vida útil das engrenagens, dos pneus e da embreagem.
- As marchas só devem ser usadas no limite de rotação em situações específicas, como uma ultrapassagem. Em outros momentos, “esticar” as marchas provoca desgaste do motor e gasta mais combustível.
- Estacionar com os pneus na guia da calçada faz com que a pressão desigual deforme a estrutura dos pneus, além de afetar o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção.
Os equipamentos
- Deixar o pé sobre a embreagem faz com que o disco esquente, desgastando componentes da transmissão, como platô, rolamento e disco de embreagem.
- Frear bruscamente ao avistar um obstáculo, como um buraco, trava a roda e causa um impacto muito maior, o que acaba sobrecarregando a suspensão e o sistema de freios.
- Arrancadas bruscas aumentam o consumo de combustível, reduzem a vida útil das engrenagens, dos pneus e da embreagem.
- As marchas só devem ser usadas no limite de rotação em situações específicas, como uma ultrapassagem. Em outros momentos, “esticar” as marchas provoca desgaste do motor e gasta mais combustível.
- Estacionar com os pneus na guia da calçada faz com que a pressão desigual deforme a estrutura dos pneus, além de afetar o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção.
Os equipamentos
-
Alinhamento e balanceamento: devem ser feitos a cada troca de pneus ou
quando a borracha das rodas apresentar desgaste em forma de escamas, o
carro “puxar” para um lado ou houver trepidação no volante;
- Bateria: precisa ser verificada trimestralmente, mesmo sendo selada. Geralmente, tem durabilidade de dois anos;
- Filtros de ar, óleo e combustível: têm a função de reter as impurezas e precisam ser trocados de acordo com o prazo de validade do manual. Geralmente, os de ar e óleo são renovados a cada 15.000 quilômetros. Os de combustível costumam ser renovados entre 30 e 50 quilômetros.
- Correia: dura mais de 100.000 quilômetros e deve ser checada em todas as revisões.
- Velas: produzem a faísca que causa a combustão do motor e devem ser checadas semestralmente. O desgaste ou folga nos eletrodos faz o carro engasgar na partida, falhar em marcha lenta e aumentar o consumo de combustível.
- Amortecedores: devem ser inspecionados a cada 20.000 quilômetros ou antes, caso haja ruídos, batidas ou instabilidade. Sua troca pode variar entre 40.000 e 80.000 quilômetros, dependendo do uso do veículo.
- Óleo: troque na quilometragem ou tempo indicado pelo manual. Só complete quando o nível do produto estiver próximo do mínimo, com o motor frio.
- Pastilhas de freio: a inspeção periódica ocorre a cada 10.000 quilômetros. Quando o freio faz ruídos estranhos, como um apito, pode ser que o material esteja gasto.
- Limpador de para-brisa: verifique e troque as palhetas a cada 12 meses ou em caso de ressecamento ou deformação da borracha.
- Kit de embreagem: quando há desgaste, o pedal da embreagem fica duro e as marchas “arranham”. A vida útil do kit fica em torno de 80 quilômetros.
- Catalisador: localizado no escapamento, transforma substâncias poluentes em gases menos nocivos. Pode durar 80.000 quilômetros, dependendo da qualidade do combustível.
- Bateria: precisa ser verificada trimestralmente, mesmo sendo selada. Geralmente, tem durabilidade de dois anos;
- Filtros de ar, óleo e combustível: têm a função de reter as impurezas e precisam ser trocados de acordo com o prazo de validade do manual. Geralmente, os de ar e óleo são renovados a cada 15.000 quilômetros. Os de combustível costumam ser renovados entre 30 e 50 quilômetros.
- Correia: dura mais de 100.000 quilômetros e deve ser checada em todas as revisões.
- Velas: produzem a faísca que causa a combustão do motor e devem ser checadas semestralmente. O desgaste ou folga nos eletrodos faz o carro engasgar na partida, falhar em marcha lenta e aumentar o consumo de combustível.
- Amortecedores: devem ser inspecionados a cada 20.000 quilômetros ou antes, caso haja ruídos, batidas ou instabilidade. Sua troca pode variar entre 40.000 e 80.000 quilômetros, dependendo do uso do veículo.
- Óleo: troque na quilometragem ou tempo indicado pelo manual. Só complete quando o nível do produto estiver próximo do mínimo, com o motor frio.
- Pastilhas de freio: a inspeção periódica ocorre a cada 10.000 quilômetros. Quando o freio faz ruídos estranhos, como um apito, pode ser que o material esteja gasto.
- Limpador de para-brisa: verifique e troque as palhetas a cada 12 meses ou em caso de ressecamento ou deformação da borracha.
- Kit de embreagem: quando há desgaste, o pedal da embreagem fica duro e as marchas “arranham”. A vida útil do kit fica em torno de 80 quilômetros.
- Catalisador: localizado no escapamento, transforma substâncias poluentes em gases menos nocivos. Pode durar 80.000 quilômetros, dependendo da qualidade do combustível.
por Julia Wiltgen (Quatro Rodas)
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