quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O mercado de reposição de juntas automotivas


Um mercado altamente competitivo e que movimenta valores expressivos

O mercado de reposição de juntas automotivas no Brasil deverá demandar em 2012 pouco mais de 230 milhões de unidades entre os variados tipos e aplicações veiculares e deverá gerar um faturamento de aproximadamente R$ 60 milhões por mês para os fabricantes da linha.

Deste mercado deverão participar ativamente aproximadamente 25 marcas, sendo que 66,3% do market-share está concentrado em 5 delas: Sabó, Spaal, Taranto, Universal e ElringKlinger. Outras marcas que se destacam, ainda que com volumes menores que as citadas, são ABR, Victor Reinz e Corteco, além é claro das marcas com atuação mais regional e as juntas vendidas em concessionárias, com marca própria das montadoras. 

Esta foi a conclusão do estudo de produto feito pelo Instituto Photon de Pesquisas encerrado recentemente e que avaliou a linha de juntas automotivas. 

A pesquisa, que teve a participação de reparadores de todo o Brasil, foi aplicada com objetivos específicos, entre eles o de conhecer os tipos de juntas mais substituídas e as causas principais que originam a necessidade. 

Com o grupo de informações foi possível subsidiar o PM 2.0 Aftermarket Web Solution, sistema desenvolvido pela parceria entre o Grupo Photon e a Marknet Marketing para oferecer a fabricantes e distribuidores uma ferramenta que possibilite informações mais detalhadas e estratégicas sobre a linha. 

Pelo sistema é possível consultar não só a demanda por tipo entre as variadas aplicações (cabeçote, cárter, coletores de admissão e escape, bomba do combustível, bomba d’água, injeção e outras), como a demanda regional estimada em volumes e valor. 



por Sérgio Duque (Revista Mercado Automotivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário