Um mercado altamente competitivo e que movimenta valores expressivos
O mercado de reposição de juntas automotivas no Brasil deverá demandar
em 2012 pouco mais de 230 milhões de unidades entre os variados tipos e
aplicações veiculares e deverá gerar um faturamento de aproximadamente
R$ 60 milhões por mês para os fabricantes da linha.
Deste mercado deverão participar ativamente
aproximadamente 25 marcas, sendo que 66,3% do market-share está
concentrado em 5 delas: Sabó, Spaal, Taranto, Universal e ElringKlinger.
Outras marcas que se destacam, ainda que com volumes menores que as
citadas, são ABR, Victor Reinz e Corteco, além é claro das marcas com
atuação mais regional e as juntas vendidas em concessionárias, com marca
própria das montadoras.
Esta foi a conclusão do estudo de produto feito pelo
Instituto Photon de Pesquisas encerrado recentemente e que avaliou a
linha de juntas automotivas.
A pesquisa, que teve a participação de reparadores
de todo o Brasil, foi aplicada com objetivos específicos, entre eles o
de conhecer os tipos de juntas mais substituídas e as causas principais
que originam a necessidade.
Com o grupo de informações foi possível subsidiar o
PM 2.0 Aftermarket Web Solution, sistema desenvolvido pela parceria
entre o Grupo Photon e a Marknet Marketing para oferecer a fabricantes e
distribuidores uma ferramenta que possibilite informações mais
detalhadas e estratégicas sobre a linha.
Pelo sistema é possível consultar não só a demanda
por tipo entre as variadas aplicações (cabeçote, cárter, coletores de
admissão e escape, bomba do combustível, bomba d’água, injeção e
outras), como a demanda regional estimada em volumes e valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário