domingo, 18 de março de 2012

Brasil é o 5º que mais investe em energias limpas

País injetou US$ 7 bilhões no setor em 2010


As principais capitais brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, superam a poluição de grandes cidades como Nova York, Londres e Paris, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em contrapartida, segundo estudo divulgado recentemente pela conferência da Organização das Nações Unidas para o comércio e desenvolvimento, o Brasil é o quinto país que mais investe em energias limpas.

O país teve esse desempenho satisfatório graças à concentração de seus investimentos em setores "energéticos maduros", como biocombustíveis. Afinal, grande parte da nossa frota é flex e o etanol é utilizado em larga escala. O desenvolvimento de hidrelétricas também contribuiu para a boa classificação brasileira.

O documento traz ainda um alerta: o país está fazendo avanços tecnológicos significativos no setor das novas energias renováveis (solar e eólica), mas ainda não aproveita grande parte de seu verdadeiro potencial.

O país investiu 7 bilhões de dólares no setor. A china é a primeira do ranking, com 49 bilhões de dólares investidos em renováveis em 2010, seguida de Alemanha, Estados Unidos e Itália. Ainda de acordo com o relatório da ONU, em 2004 foram aplicados 33 bilhões de dólares no setor, ao passo que no ano passado o montante para investimentos foi de 211 bilhões de dólares, um crescimento de 539%.

por Isadora Carvalho (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário