quinta-feira, 29 de março de 2012

Fábrica da Chery começa a operar em 2013

Com investimento de U$ 400 mi, produção começa no final de 2013

O aumento dessa porcentagem dependerá da resposta dada pelo mercado brasileiro, mas a intenção é que metade do terreno de 1 milhão m², em Jacareí, seja destinada à instalação de fábricas de autopeças, tanto brasileiras como internacionais. As negociações para trazê-las estão acontecendo, mas, por enquanto, o nome das empresas não é divulgado. Futuramente, a Chery também quer investir em um centro de pesquisa e desenvolvimento no país e na produção de motores.


Editora Globo
As atividades da montadora terão início somente em dezembro de 2013, atualmente, a construção está na fase de terraplanagem. Na primeira etapa, 50 mil unidades/ano sairão da linha de produção – um investimento de US$ 200 milhões. Mas o objetivo é que, em um ano, a fábrica consiga produzir em três turnos, 150 mil veículos/ano. Mais para frente, essas unidades serão exportadas para o Mercosul e o México.

A Chery ainda não decidiu quais modelos serão produzidos aqui. Segundo o diretor comercial da Chery Brasil, Luis Curi, a intenção é que o primeiro modelo escolhido seja apresentado no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Outros modelos continuarão vindo da China. Mas a importadora passará a ser a própria Chery Brasil, e não mais a Venko Motors. Esta será responsável apenas pelas vendas da caminhonete Rely.

Enquanto a fábrica não fica pronta, os executivos estão negociando com o governo brasileiro para que haja uma flexibilidade nas taxas do IPI. “Gostaria de pedir a ajuda de vocês, jornalistas, para convencê-los”, brinca o presidente Zhuo Biren, em entrevista coletiva nesta terça-feira (27). Outros fatores que influenciaram a antecipação da produção no Brasil foram a flutuação do dólar no país e a desvalorização da moeda chinesa perante o dólar (20% desde 2007, segundo Curi).

Ian Oppenheimer
O compacto QQ chegou em abril de 2011 e já vendeu quase 10 mil unidades

A empresa justifica a escolha do local para a nova fábrica por estratégia. Jacareí encontra-se entre os dois maiores pólos comerciais do país (as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro). Com rede de transporte integrada – graças à via Dutra –, a montadora será a primeira fábrica completa da Chery fora da China. O prefeito Hamilton Mota garante que a cidade está preparada para fornecer mão-de-obra especializada. Um convênio com a UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) foi acordado para oferecer aulas de mandarim. De acordo com a Chery, 1.400 mil empregos diretos serão criados.

Quando chegou ao Brasil em 2009, a Chery vendeu 500 unidades. Já em 2010, o crescimento foi de 1.520% (7.600 veículos). E no ano passado, a chinesa alcançou a marca de 22 mil veículos comercializados (+ 290%). São seis modelos disponíveis nas 105 lojas em todo território nacional: o utilitário Tiggo, o sedã Cielo, os compactos Face, o QQ e o novo Face Flex. Em janeiro de 2012, também foi lançado o compacto S18.

Agora, oficialmente estabelecida, a montadora convocou um time vindo diretamente da matriz chinesa para cuidar dos negócios no Brasil. Kong Fan Long é o novo presidente, abaixo dele estão Wu Dejun, novo diretor industrial, e Luis Curi, diretor comercial e CEO da Chery Brasil. 

por Daniela Bernardi (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário